A Igreja SUD mantém um programa de caridade e voluntariado conhecido como “Mãos que Ajudam”. O programa está completando 15 anos e a Igreja comemorará esse marco com uma série de vídeos.

Além da controvérsia de patrocinar voluntariado para uma empresa de fins lucrativos (notoriamente corrupta) com mão-de-obra gratuita, e de dedicar apenas uma parcela ínfima para ajuda humanitária das vastas contribuições arrecadadas anualmente (sem contar com o vasto império bilionário de empresas com fins lucrativos de propriedade da Igreja), esses programas de caridade e voluntariado costumam servir de fértil fonte para propaganda oficial, dando origem ao famoso trocadilho “Mãos que Divulgam”.
Voluntários membros da Igreja vestem o chamativo e facilmente reconhecido colete amarelo que facilita reconhecimento nas fotos e vídeos que são publicados pela Igreja e patrocinados em sites de notícias e divulgação. E agora servirá para uma série de vídeos autocongratulatórios e propagandísticos.

Certamente fazer o bem é melhor que não fazer nada. Contudo, perguntamos a nossos leitores se esse tipo de caridade é válida ou louvável? Ou o que vale é o ato em si? Se o resultado pragmático importa mais que a intenção espiritual, não deveria a Igreja multibilionária e financiada pelo Estado através de generosas isenções de impostos investir mais em caridade do que apenas somas pífias? Por outro lado, se as somas não importam, mas sim o espírito com que se oferece ajuda, então a publicidade e autopromoção não desmerecem o ato em si?
Os ensinamentos de Jesus sobre o assunto merecem consideração especial para uma igreja que porta Seu nome?
“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”
Olá Curioso Sud… nesse link aqui você verá cadeiras com o nome da Igreja atrás.
A questão é, independente de ter propagandas ou não as ações de ajuda promovem a caridade são auto promovíeis, cruz vermelha,unicef, Médicos Sem Fronteiras ou até mesmo mãos que ajudam, e pra ser bem sincero se eu ajudasse qualquer instituição de forma financeira ou compartilhando meus talentos gostaria de saber o resultado. É fato que o Jesus disse que não deveríamos fazer alarde, contudo, nas escrituras há diversos relatos de boas obras. Como poderíamos falar do bom samaritano se não fizéssemos alarde dele ? Como falar sobre o grande exemplo de sacrifício e fé da viúva de sarepta. Muitas vezes é confundido exibicionismo com divulgação. Uma coisa que é interessante sobre o mãos que ajudam é que ele não é exclusivo da igreja SUD, já vi parceria com outras religiões e o projeto foi incrível.
Mas há um fato incontestável, nem o próprio Cristo agradou a todos, da mesma forma que muitos Testemunhas de Jeová são perseguidos por “perturbar” aos domingos, os pentecostais pela sua forma de adoração os SUD também serão perseguidos. Isso acontece pela falta de compreensão.