Brigham Young: São José Smith

O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre Joseph Smith na Conferência Geral de Outubro de 1859, celebrando e descrevendo Smith de maneira teologicamente muito similar ao posto canônico de “Santo” para os Católicos:

Brigham Young

“Joseph Smith possui as chaves desta última dispensação, e agora está envolvido atrás do véu na grande obra dos últimos dias. Eu posso dizer ao[s] nosso[s] amado[s] irmão[s] cristãos … que nenhum homem ou mulher nesta dispensação jamais entrará no reino celestial de Deus sem o consentimento de Joseph Smith. Desde o dia em que o Sacerdócio foi tirado da terra até a cena da dissolução de todas as coisas, cada homem e cada mulher deve ter o certificado de Joseph Smith, júnior, como um passaporte para sua entrada na mansão onde Deus e Cristo estão – Eu com você e você comigo. Eu não posso ir para lá sem o consentimento dele. Ele possui as chaves do reino para a última dispensação – as chaves para governar no mundo espiritual; e ele governa lá triunfante, pois ele ganhou o poder pleno e uma vitória gloriosa sobre o poder de Satanás enquanto ele ainda estava na carne, e foi um mártir para a sua religião e o nome de Cristo, o que lhe dá uma vitória mais perfeita no mundo espiritual. Ele reina lá como um ser supremo em sua esfera, capacidade e chamado, assim como Deus no céu. Muitos exclamarão- “Ó, isso é muito desagradável! É ridículo! Não podemos suportar essa idéia!” Mas é a verdade.” (Journal of Discourses 7:289)

 

Na tradição Católica, um “santo” é uma pessoa de reconhecida divindade e cuja exaltação para o Céu e a presença de Deus é certa, e a quem, pela natureza desta posição exaltada, se espera intercessão entre nós e Deus.

Como Mórmons na atualidade veem a canonização especial para “santo” de Joseph Smith por Brigham Young?

 


Leia mais sobre a crença de que Joseph Smith seria o Espírito Santo

Leia mais sobre o que Joseph Smith ensinou sobre negros

Leia mais sobre o que Joseph Fielding Smith ensinou sobre negros

Leia mais sobre a proibição de ordenação de negros ao Sacerdócio

Leia mais sobre o que Joseph Smith ensinou sobre escravidão negra

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre a semente de Cã

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre escravidão negra

Leia mais sobre o que Brigham Young e John Taylor ensinaram sobre negros

17 comentários sobre “Brigham Young: São José Smith

  1. Tá… não tem como essa citação não ser divertida, por maior que seja minha admiração pelo profeta fundador, e pela maioria dos presidentes da igreja SUD, é engraçado! São Joseph Smith “padroeiro da restauração”, mas também temos: São Jonh Taylor “padroeiro da poligamia” (ou seria São Young), são Kimball “padroeiro do sacerdócio”, São Hinckey padroeiro do templo, e por aí vai…. de fato nunca vi nenhuma “estatuazinha” destes, mas quadros não faltam nas capelas e lares SUD’s. Gostei.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.