Os Dons de Joseph Smith

O Profeta Joseph Smith ditou, em março de 1829, uma revelação que determinava quais dons que Deus lhe daria pessoalmente.

Joseph Smith

Seis anos depois, ele alterou o texto, e fundamentalmente o sentido, da revelação.

Como e por que?

O texto da revelação, como posteriormente alterada por Smith, encontra-se na versão publicada em 1835 no livro ‘Doutrina e Convênios’ (seção 32, porém seção 5 na versão atual publicada pela Igreja SUD):

“Eis que te digo que como o meu servo Martin Harris desejou receber de minhas mãos um testemunho de que tu, meu servo Joseph Smith Júnior, possuis as placas sobre as quais testemunhaste e que afirmaste teres recebido de mim; E agora, eis que isto lhe dirás: Aquele que te falou, disse: Eu, o Senhor, sou Deus e dei estas coisas a ti, meu servo Joseph Smith Júnior, e ordenei-te que fosses testemunha destas coisas; E fiz com que estabelecesses um convênio comigo de que não as mostrarias a não ser às pessoas a quem eu te ordenasse; e não tens poder sobre elas, a não ser que eu to conceda. E tens um dom para traduzir as placas; e este é o primeiro dom que te conferi; e ordenei-te que não afirmasses ter qualquer outro dom, até que meu propósito fosse cumprido nisso; porque não te concederei outro dom até que isto esteja terminado. Em verdade eu te digo que aos habitantes da Terra sobrevirão desgraças, se não derem ouvidos às minhas palavras…”

Essa versão difere significantemente da versão anotada originalmente em 1829 e publicada em 1833 no livro ‘Livro de Mandamentos’ (seção 4):

“Eis que te digo que o meu servo desejou receber um testemunho de que meu servo Joseph possui as coisas sobre as quais testemunhou que possui; E agora, eis que isto lhe dirá: Eu, o Senhor, sou Deus e dei estas coisas a ele, e o ordenei que fosse testemunha destas coisas; Não obstante fiz com que estabelecesse um convênio comigo de que não as mostraria, a não ser às pessoas a quem eu ordenasse; E não tem poder sobre elas, a não ser que eu lho conceda. E ele tem um dom para traduzir o livro; E Eu o ordenei que não afirmasse ter qualquer outro dom, porque Eu não lhe concederei outro dom. Em verdade, eu lhes digo, que aos habitantes da Terra sobrevirão desgraças se não derem ouvidos às minhas palavras…”

Essas alterações foram notadas pelo Apóstolo William E. McLellin e a Testemunha do Livro de Mórmon David Whitmer, as quais ambos se opuseram e contra as quais protestaram. [1][2]

Você consegue enxergar as mudanças (as ênfases nossas foram adicionadas para auxilia-lo)? Você consegue imaginar por que McLellin e Whitmer se incomodariam tanto com essas alterações? Por que você acha que Smith alterou o texto original dessa revelação? [3][4]


[1] McLellin, William, Carta de William McLellin a Joseph Smith III, julho 1872, original nos Arquivos da Comunidade de Cristo
[2] Whitmer, David, Um Discurso a Todos Crentes em Cristo, 1887, p. 57
[3] Turner, Jonathan B., Mormonismo em Todas Épocas: ou o Nascimento, Crescimento e Causas do Mormonismo (1842), p. 225
[4] Marquadt, H. Michael, Revelações de Joseph Smith 1828-1843, cap. 1

Leia mais sobre honestidade institucional Mórmon

Leia mais sobre honestidade nas publicações padrões

Leia mais sobre exemplos de honestidade em relações públicas

Leia mais sobre honestidade ao lidar com intelectuais Mórmons

Leia mais sobre como lidar com história da Igreja honestamente

Leia o que Joseph Smith ensinou sobre escravidão de negros

Leia o que Joseph Smith ensinou como Deus é um homem

Leia o que Joseph Smith ensinou sobre o papel da amizade

Leia o que Joseph Smith ensinou sobre revelações dos homens

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s