Mãos que Divulgam

A Igreja SUD mantém um programa de caridade e voluntariado conhecido como “Mãos que Ajudam”. O programa está completando 15 anos e a Igreja comemorará esse marco com uma série de vídeos.

Maos Que Divulgam

Além da controvérsia de patrocinar voluntariado para uma empresa de fins lucrativos (notoriamente corrupta) com mão-de-obra gratuita, e de dedicar apenas uma parcela ínfima para ajuda humanitária das vastas contribuições arrecadadas anualmente (sem contar com o vasto império bilionário de empresas com fins lucrativos de propriedade da Igreja), esses programas de caridade e voluntariado costumam servir de fértil fonte para propaganda oficial, dando origem ao famoso trocadilho “Mãos que Divulgam”.

Voluntários membros da Igreja vestem o chamativo e facilmente reconhecido colete amarelo que facilita reconhecimento nas fotos  e vídeos que são publicados pela Igreja e patrocinados em sites de notícias e divulgação. E agora servirá para uma série de vídeos autocongratulatórios e propagandísticos.

Maos Que Ajudam

Certamente fazer o bem é melhor que não fazer nada. Contudo, perguntamos a nossos leitores se esse tipo de caridade é válida ou louvável? Ou o que vale é o ato em si? Se o resultado pragmático importa mais que a intenção espiritual, não deveria a Igreja multibilionária e financiada pelo Estado através de generosas isenções de impostos investir mais em caridade do que apenas somas pífias? Por outro lado, se as somas não importam, mas sim o espírito com que se oferece ajuda, então a publicidade e autopromoção não desmerecem o ato em si?

Os ensinamentos de Jesus sobre o assunto merecem consideração especial para uma igreja que porta Seu nome?

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”

33 comentários sobre “Mãos que Divulgam

  1. Vcs tem razão qdo diz não “soar trombetas” qdo qualquer um de nós fizer o bem.
    Mas ponderando sobre isso, tbem me veio a mente o ensino de Cristo:
    14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte,15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

    Até 2001 a Igreja não divulgava os milhões de Dólares que tem gasto com ajuda humanitária, e ainda não o faz com as catastrofes, nem com os fundos e jejum local.
    A diferença é que qdo instituido o MQA como plano mundial, deu a oportunidade da comunidade e membros se interagirem.
    Dentre os que participei, um deles que era o de reformar a Pça da Igreja Católica de minha cidade, vi o Sacerdote católico com lágrimas de gratidão. Vi mulheres católicas prepararem uma deliciosa macarronada pra 200 pessoas. Vi mórmons e católicos trabalhando juntos. O único repórter de jornal local que estava lá, um membro SUD afastado, foi tão tocado que retornou e semana passada estava encabeçando um projeto de doação de sangue pelo Mãos que Ajudam, ele foi selado mês passado novo Templo.
    O que posso dizer é que o Maos que Ajudam é contagiante, é uma grande oportunidade que tenho em poder botar a mão na massa.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.