A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou ontem à noite que o Profeta e Presidente da Igreja Thomas Spencer Monson faleceu ontem às 22:01, horário local, de “causas relacionadas com idade”.

Imagem original: Salt Lake Tribune
Monson, que havia completado 90 anos de idade em agosto p.p., não mais frequentava regularmente as reuniões das Autoridade Gerais na Sede da Igreja, em Salt Lake City, há pelo menos um ano de acordo com comunicado oficial do porta-voz da Igreja, Eric Hawkins. Viúvo desde 2013, Monson é sobrevivido por seus 3 filhos, dentre os quais sua filha Ann Monson Dibb que serviu como Segunda Conselheira da Presidência Geral da Organização das Moças, 8 netos e 11 bisnetos.
Sucessão Profética
O processo de seleção de um Profeta para a Igreja Mórmon é, por costume centenário, desprovido de mistério, misticismo, e surpresas. Burocraticamente, unge-se Profeta o líder eclesiástico com mais tempo de serviço no Quórum dos Doze Apóstolos.
Embora ainda não oficialmente anunciado, deve assumir como Profeta da Igreja SUD o médico aposentado Russell Marion Nelson Sr., de 93 anos de idade, chamado como Apóstolo por Spencer Kimball em abril de 1984.
Atrás de Nelson na sucessão, e assumindo como Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, está o juiz aposentado Dallin Harris Oaks, de 85 anos de idade, também chamado como Apóstolo por Spencer Kimball em abril de 1984. Em casos de ordenações apostólicas no mesmo período e/ou data, burocraticamente respeita-se a ordem de senioridade por idade.
A única real surpresa durante esse processo para os próximos dias envolve a dissolução da Primeira Presidência. Sendo assim, ambos conselheiros Henry Eyring e Dieter Uchtdorf são desobrigados e retornam ao Quórum dos Doze, e aguarda-se a seleção de novos conselheiros pelo novo Profeta. O mais provável, estima-se, é que Nelson mante-los-á devido à sua própria avançada idade e à acumulada experiência de ambos em manejar e administrar a Igreja há anos com um Presidente efetivamente ausente (ver mais sobre isso abaixo). Eyring, 84 anos, serve na Primeira Presidência desde outubro de 2007, ainda sob Gordon Hinckley, e Uchtdorf, 77 anos, desde fevereiro de 2008 quando da morte de Hinckley.
Carreira Profética
A presidência de Monson é caracterizada pela mídia como de “baixo perfil” e que será mais lembrada pela sua intensa campanha homofóbica contra direitos civis para casais e famílias homossexuais, uma abertura mais honesta sobre o passado histórico da Igreja, e a redução da idade para serviço missionário. Monson também presidiu sobre a mudança de política oficial da Igreja em favor de discriminar contra crianças em famílias LGBT.
Durante sua presidência, Monson não ofereceu promulgações proféticas ou imprimiu visões pessoais distintas como seus antecessores imediatos, preferindo limitar-se a reciclar sermões seus antigos, vez após vez.
Monson, que decidiu não servir uma missão de tempo integral após ser dispensado de seu serviço militar aos 18 anos de idade sem ter visto combate por causa do fim da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se à sua faculdade de administração e, aos 21 anos de idade, ao seu casamento. Monson logo foi trabalhar para a Igreja, investindo em sua carreira no departamento de administração do jornal da Igreja SUD Deseret News, interrompida por 3 anos enquanto serviu como presidente de missão no Canadá entre 1959 e 1962, e quando foi chamado como Apóstolo em outubro de 1963.
Monson fora intimado em 2016 a depor em processo contra a Igreja SUD por abuso sexual infantil, mas faleceu enquanto seus advogados ainda protelavam com injunções legais para evitar a exposição do idoso e moribundo líder. Advogados de quatro nativos americanos solicitaram a intimação de Monson como parte de um processo contra a Igreja por falhar em protegê-los de, e após os fatos acobertar, casos de estupros e abuso sexual de crianças sob sua tutela.
Senilidade Profética
O recém falecido presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já vinha reduzindo suas aparições em público e mesmo em Conferências Gerais. Em outubro de 2016, uma cena inusitada na Conferência mundial da Igreja SUD ilustrou a debilidade de sua saúde: ajoelhado atrás de Monson, durante um breve discurso, havia um homem, segurando-o ou ajudando-o a manter-se em pé. A cena também sugere o quanto a Igreja SUD tentava esconder o frágil estado de saúde de seu presidente. Até o seu falecimento, por exemplo, o Apóstolo Boyd Packer lia seus discursos em Conferência Geral sentado.
Não fora a primeira vez em que líderes da Igreja usaram de truques visuais para postergar ao máximo a admissão de que o Profeta atual não se encontra totalmente ativo, saudável ou lúcido.
Neto mais velho do Profeta Ezra Taft Benson, cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Steve Benson, publicamente denunciou Gordon B. Hinckley e, ironicamente, Thomas S. Monson, por maus tratos contra seu avô. Hickley e Monson teriam forçado-lhe poses manipuladas e alteradas para sair em fotos oficiais, escondendo-lhe cateteres de oxigênio e/ou de alimentação para não aparecerem ao público, apoiando-lhe ainda para dar a impressão que Benson conseguia sentar-se sozinho, e além disso, falsificando sua assinatura em documentos oficiais para dar a impressão que ele ainda participava do comando da Igreja. Benson relata que, ao vociferar suas queixas diretamente a alguns Apóstolos, descobriu que o mesmo havia sido feito a Spencer Kimball e Joseph Fielding Smith em seus anos finais. Rumores de senilidade e/ou outros comprometimentos neurodegenerativos acompanharam Monson durante toda sua presidência.
Talvés quem for ler meus comentários neste post irá achar meus comentários frios por não ter colocado uma mensagem de condolência. Lamento a sua deixa, mas não posso dizer que eu respeitava como pessoa. Aquele lance do caso do Shopping com dinheiro suado dos dízimos de muitos pobres membros realmente para mim não achei legal.
Tenho mais respeito ao Papa João Paulo II que em todas as visitas ao Brasil sempre se esforçou em falar o idioma do país, nunca negou uma benção e um tempo para ficar com quem quisesse ficar com ele. Chegou a brincar com as crianças e deixava os membros virem a ele. Mesmo sendo um chefe da nação do Vaticano, se mostrava humilde e conversava cumprimentando a todos.
Verdade concordo com vc, o dinheiro fala mais alto para algumas pessoas infelizmente, só que no caixão nunca vi dinheiro e vc já viu alguém levar? rsrrssrsrsr
Morreu! Demorou.
Babaca, seu dia tbm vai chegar, espero que seja agonizando numa UTI