Vinho no sacramento

wine-glassAtualmente, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias usam água e pão para simbolizar o sangue e o corpo de Cristo em suas cerimônias dominicais. Entende-se hoje que o uso da água em substituição ao vinho está em concordância com os preceitos da chamada Palavra de Sabedoria, a revelação de Doutrina e Convênios 89 sobre o consumo de alimentos e bebidas. A própria seção 89 e os registros históricos nos dizem, no entanto, que o vinho continuou a ser usado durante muito tempo pela Igreja SUD na ordenança do sacramento, como mostram as citações abaixo.

*

No início do mês de agosto, Newel Knight e sua esposa nos visitaram em minha residência em Harmony, Pensilvânia; uma vez que nem sua esposa nem a minha haviam sido ainda confirmadas, foi proposto que devêssemos confirmá-las e partilhar juntos do sacramento, antes que ele e sua esposa nos deixassem. Para preparar isto, fui procurar algum vinho para a ocasião, mas havia ido apenas uma curta distância quando fui encontrado por um mensageiro celestial e recebi a seguinte revelação, tendo os quatro primeiros parágrafos sido escritos naquele momento e o restante em setembro seguinte: [seção 27 de D&C] (Joseph Smith, History of the Church 1:106, agosto de 1830)

*

Pois eis que vos digo que não importa o que se come ou o que se bebe ao participar do sacramento, se o fizerdes com os olhos fitos na minha glória – lembrando perante o Pai o meu corpo, que foi sacrificado por vós, e o meu sangue, que foi derramado para a remissão de vossos pecados.

Portanto um mandamento vos dou, que não compreis vinho nem bebida forte de vossos inimigos;

Portanto nenhum tomareis a não ser que seja novo, feito por vós, sim, neste reino de meu Pai que será edificado na Terra.

Eis que nisso há sabedoria; portanto não vos maravilheis, porque virá a hora em que, na terra, beberei do fruto da vide convosco (…). (Doutrina e Convênios 27:2-5; agosto de 1830)

*

Eis que não é bom nem aceitável aos olhos de vosso Pai que alguém entre vós tome vinho ou bebida forte, exceto quando vos reunis para oferecer vossos sacramentos perante ele.

E eis que deve ser vinho, sim, vinho puro de uva da videira, de vossa própria fabricação.(D&C 89:5-6; 27 de fevereiro de 1833; revelação conhecida como “Palavra de Sabedoria”)

*

Às 4, nos reunimos na casa do Dr. Richards com o Presidente Young, H[eber] C. Kimball, W[illard] Richards, J[ohn] Taylor, A[masa] Lyman, G[eorge] A. Smith, O[rson] Pratt, N[ewel K. Whitney, G[eorge] Miller, L. Richards e J. Young. Oferecemos nossa orações sobre uma variedade de assuntos. (…) Foi decidido empregar o irmão [Isaac] Morley para fazer 100 barris de vinho para sacramento. (William Clayton, An intimate chronicle: the journals of William Clayton, p. 171-172; 03 de julho de 1845)

*

No Templo o dia inteiro. Todo o primeiro quórum com uma ou duas exceções estava presente, tanto homens quanto mulheres. À 1 hora aproximadamente nos vestimos. (…) A reunião foi aberta com oração por Joseph Fielding. Depois disso, Élderes Taylor, Hyde, Phelps, Pratt e John Smith expressaram cada um seus sentimentos sobre nosso atual privilégio de nos reunirmos no Templo, apesar de toda a oposição combinada de homens e demônios. Durante o discurso, os Bispos tendo provido Pão e Vinho, o pão foi partido pelo Irmão Kimball e então abençoado por ele e passado pelo Bispo Whitney. Joseph Young então abençoou o vinho que foi também passado pelo Irmão Whitney. (William Clayton, idem, p. 193-194; 07 de dezembro de 1845. O templo acima mencionado é o de Nauvoo)

*

Mas o Senhor nos disse que não importa o que partilhamos quando administramos o cálice ao povo, desde que o façamos com os olhos fitos na glória de Deus; é então aceitável a ele. Em consequência, usamos água como se fosse vinho; pois somos ordenados a não beber vinho para esse propósito sagrado a não ser que seja feito pelas nossas próprias mãos. (Brigham Young, Journal of Discourses 19:92; 19 de agosto de 1877)

Leia ainda: Quem são nossos samaritanos?

Os 50 livros mais importantes sobre mormonismo

10 comentários sobre “Vinho no sacramento

  1. Olá amigos do blog, alguns de vocês sabem dizer qual a relação desta veste litúrgica “http://pt.wikipedia.org/wiki/Barrete_(veste_litúrgica)” usada na Igreja Católica com a que conhecemos na Igreja e Jesus Cristo?

    Já pesquisei sobre e não encontrei nada. Se alguém puder ajudar fico agradecido.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.