Brigham Young: Não Sou o Sucessor Legal de Joseph Smith

Trecho de um discurso de Brigham Young, então presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos Últimos Dias, dado no Tabernáculo em Salt Lake, em 03 de junho de 1860.

Brigham Young

 

Devemos construir e estabelecer Sião, reunir a casa de Israel, e resgatar as nações da terra. Este povo tem esse trabalho a fazer, quer vivemos para vê-lo ou não. Isto está tudo em nossas mãos. Espero viver para ver Sião resgatado e edificado. Desejo ver o momento em que Jerusalém será estabelecida, e os judeus coligados – quando a lei sairá de Sião para governar o povo, para que todos possam regozijar-se na verdade de que os pobres podem regozijar-se no Santo de Israel. Se não sabemos como nos preservar na nossa organização e existência atual, como podemos nos preparar para uma eternidade? Temos de aprender isto primeiro: é uma experiência diária. Vós, homens de Israel, vão com toda sua força, e procurem saber como sustentar-se, para que vivam uma longa vida sobre a terra, para glorificar nosso Pai no céu, e construir o seu reino sobre a terra.

Somos herdeiros legais de todos os reinos que estão nos céus para os fiéis, mas se nós provar-nos fiéis. Somos todos os eleitos, se apenas guardarmos os mandamentos de Deus e obrar retidão. Se nos desviarmos dos santos mandamentos do Senhor, seremos contados como reprovados. E sobre a família de Joseph Smith? E sobre seus meninos? Tenho orado desde o início pela irmã Emma e por toda a família. Não há um homem nesta Igreja que tem entretido melhores sentimentos em relação a eles. Joseph me disse: “Deus vai cuidar dos meus filhos quando eu tiver partido.” Eles estão nas mãos de Deus, e quando fizerem sua aparição perante este povo, cheios do poder dele, não há nenhum que não dirá- “Amém! Estamos prontos para recebê-los.”

Os irmãos testemunham que o irmão Brigham é o sucessor legal do irmão Joseph. Vocês nunca me ouviram dizer isso. Digo que sou uma boa mão para manter os cães e lobos fora do rebanho. Não me importo um centavo com quem se levantar. Não penso nada sobre ser o sucessor de Joseph. Isso não é nada que me preocupa. Nunca perguntei, ou tive uma sensação como [“]que tipo de um grande homem, ó Senhor, farás de mim?[“.] Mas [“] Pai, o que requeres de mim, e o que posso fazer para promover o seu reino sobre a terra, e salvar a mim e os irmãos?[“] Eu não me preocupo de quem sou o sucessor. Eu não sei, mas que eu sou um desses grandes homens que o irmão Parley pregou sobre em Nauvoo, depois de Sidney Rigdon pregou seu sermão em que se esforçou para fazer parecer que ele era um desses grandes homens sobre quem o Profeta escreveu. Parley se levantou e disse: “Eu sou um daqueles grandes homens sobre quem os Apóstolos escreveram.” Posso ser um desses homens sobre quem Profetas nunca souberam ou escreveram – um dificilmente digno de ser notado pelo Senhor. Ele colocou a inteligência dentro de nós, e é para sabermos o que podemos fazer para promover a justiça e a paz na terra, e estabelecer o seu reino. Se posso ter o privilégio de ganhar fé e graça, e garantir a mim mesmo uma existência eterna no reino de Deus, não estou preocupado de se serei tão grande como deveria ser e terei tudo o que deveria ter.

Brigham Young, Journal of Discourses 8:69.


 

Entenda melhor as referências de Brigham Young aos filhos de Joseph Smith com o Podcast Mórmon sobre a Crise de Sucessão ocorrida em 1844

Conheça mais sobre a Igreja presidida por Joseph Smith III

Veja a foto de David Hyrum, filho do Profeta nascido no ano do martírio

Leia sobre a cooperação entre historiadores SUD e da Comunidade de Cristo

Veja o que disse Brigham Young sobre a crença mórmon na ciência

5 comentários sobre “Brigham Young: Não Sou o Sucessor Legal de Joseph Smith

  1. Eu não me preocupo de quem sou o sucessor.

    Eu não sei, mas que EU SOU UM DESSES GRANDES HOMENS desses que o irmão Parley pregou sobre em Nauvoo, depois de Sidney Rigdon pregou seu sermão em que se esforçou para fazer parecer que ele era um desses grandes homens sobre quem o Profeta escreveu.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s