Alunos Mórmons Apóiam Socialista

Pesquisa realizada pelo jornal estudantil da BYU, o Daily Universe, sugere que a maioria dos alunos da BYU apóiam o candidato socialista Bernie Sanders à presidência dos EUA.

Candidato à presidência dos EUA, Bernie Sanders, atrai multidões de mileniais

A pesquisa foi realizada entre 8 e 15 de fevereiro, com 735 respondentes e uma margem de erro de 4%. Dos alunos perguntados, uma porção significativa e surpreendente de 30% responderam que votariam no candidato socialista auto-declarado (ou, como ele prefere, social democrata) Bernie Sanders. Em segundo lugar na pesquisa surge o conservador Marco Rubio com 20%.

DU Poll 1

Essa pesquisa de intenção de voto é surpreendente considerando que Mórmons tendem a posições mais conservadoras e/ou para ideologias políticas de “direita” (ou mesmo de “extrema direita“).

Resultados entre estudantes universitários assim sugerem uma tendência para “liberalização” ideológica das gerações Mórmons mais novas. Pesquisas recentes demonstram, por exemplo, que os jovens SUD são menos conservadores, mais abertos a casamento homossexual e menos homofóbicos que as gerações anteriores.

Ademais, a pesquisa demonstra que apenas 41% dos alunos se identificam com o Partido Republicano, o que é um importante contraste com pesquisas que sugerem que 70% de todos os Mórmons se alinham com os Republicanos, reforçando a noção de que os jovens SUD estão menos conservadores que seus pais, tios e avós.

DU Poll 2

Podemos tomar isso como um sinal de um processo demográfico dentro da cultura social Mórmon? Seria esse o motivo da clara preocupação entre a liderança SUD com a evasão de jovens da Igreja SUD? Conseguirá a Igreja adaptar-se às noções de justiça e ética do século 21 como esposadas pelos mileniais?

Um comentário sobre “Alunos Mórmons Apóiam Socialista

  1. Não me surpreende, pelo contrário, surpreenderia se a maioria dos jovens mórmons tivessem tendência maior à Direita. O que vejo na Igreja é um retorno cada vez maior ao Cristianismo puro, livre de tendências humanas e opiniões embasadas em achismos pessoais. Qd Cristo esteve na Terra, Ele foi naqueles que eram marginalizados (leprosos, por exemplo, ou aquele cego largado num canto) e não usou do punitivismo para condenar uma mulher (Maria Madalena). Ele veio mudar o status quo da sociedade na época e isso é a Esquerda. Existe todo um anacronismo tentando justificar o conservadorismo mas o que ocorre é que cada época tem seus assuntos e causas específicas. Também existe uma grande confusão entre sistema de produção e sistema de governo. Não concordo nem admiro as ações autocráticas ou totalitárias de alguns líderes da Esquerda mas temos que lembrar que coisas parecidas aconteceram da mesma maneira da Direita, ou seja, é preciso uma autocrítica constante para que esse tipo de coisa não aconteça novamente (o que acho muito difícil, pois nunca vi revolução feita com voz baixa e educação). Quanto à Igreja, ela se declarou neutra há um bom tempo e qq um que tente dizer que a Igreja é contra essa ou aquela vertente política demonstra falta de estudo e conhecimento de causa.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s