
Capa do novo livro publicado pela Igreja SUD
Os primórdios da Sociedade de Socorro, entre 1842 e 1892, contados pelas mulheres mórmons. Essa é a proposta do livro Os Primeiros Cinquenta Anos da Sociedade de Socorro: Documentos-chave na História das Mulheres Santos dos Últimos Dias, lançado na última segunda-feira (22/02). O volume sobre a história da organização feminina mórmon traz 78 documentos históricos, tanto individuais quanto oficiais, como as Atas da Sociedade de Socorro de Nauvoo, além de fotos raras.
De acordo com a co-editora Kate Holbrook, “[o] entendimento de uma pessoa média e mesmo a visão de muitos acadêmicos da história da igreja é incompleta”, referindo-se à maneira como as mulheres foram grandemente deixadas de fora da história oficial mórmon. “Espero que nossos manuais e nosso currículo, nossos discursos, irão todos refletir uma história mais completa ao incluir um pouco do material que está neste livro”, declarou. Holbrook é uma das historiadoras do Departamento de História da Igreja, em Salt Lake City.
O livro de 767 páginas foi publicado pela Editora do Historiador da Igreja, uma editora oficial d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estabelecida em 2008 e que havia publicado até o momento apenas os volumes do Projeto Joseph Smith Papers.
Dentre os tópicos cobertos pelo novo livro, está a virtual dissolução da Sociedade de Socorro, motivada pela oposição ao casamento plural em Nauvoo por parte de Emma Smith, presidente da Sociedade, e seu subsequente reestabelecimento no oeste sob a liderança de Eliza R. Snow.
Bênçãos por imposição de mãos administradas por mulheres são outro tema presente nos documentos. “Elas faziam isso o tempo todo”, afirmou Holbrook ao jornal Deseret News. “Era realmente significativo”. Será interessante verificar, no entanto, se os documentos na coletânea reproduzem a variedade de opiniões e práticas do passado mórmon acerca da questão, ou optam por uma visão pasteurizada que acomoda a história à doutrina contemporânea da Igreja.
Vários estudiosos mórmons estão saudando o volume como um importante avanço na narrativa histórica da Igreja SUD. Para Melissa Inouye, a publicação de Os Primeiros Cinquenta Anos da Sociedade de Socorro revela uma maior maturidade no mormonismo: “[e]sta história como apresentada pelos documentos no livro é rica, complicada, inspiradora e muitas vezes pertubadora. Trazer à tona esses documentos através do principal canal de discurso histórico da igreja demonstra a maturidade crescente do mormonismo como movimento religioso. Todo religião tem uma história humana. Estamos nos tornando mais confortáveis com a nossa”.
Pesquisei sobre essa religião no google apareceu entre as pesquisa esse espaço, do que se trata?
No aguardo
Grato