Dallin Oaks: Igreja Doa $40 Milhões Anualmente

O Apóstolo da Igreja SUD Dallin H. Oaks afirmou, em discurso para a Universidade de Oxford, que a Igreja doa uma média de USD 40 milhões anualmente em ajuda humanitária há mais de 30 anos.

Dallin H. Oaks discursando na Universidade de Claremont. © 2015 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Dallin H. Oaks discursando na Universidade de Claremont. © 2015 by Intellectual Reserve, Inc.

A informação oferecida pelo Apóstolo Oaks diverge apenas modestamente de nossas estimativas de 2 anos e 4 anos atrás de uma média em torno de USD 46 e 84 milhões anuais, baseadas em cálculos envolvendo dados oficiais da Igreja e informações descobertas por um processo jurídico inglês.

Essa quantia investida pela Igreja em caridade e ajuda humanitária representa, de toda sua renda em doações voluntárias como dízimos e ofertas de jejum. aproximadamenteapenas 0,5% de seu rendimento total, considerando que sua renda anual estimada de dízimos e ofertas da Igreja SUD é de USD 7 bilhões. A título de comparação, o OPEX (borderô anual de despesas operacionais totais) mundial da FORD é de USD 7 bilhões. A Igreja SUD é considerada a segunda igreja mais rica do mundo com ativos estimados em mais de USD 30 bilhões.

Essa quantia doada em ajuda huminatária é uma fração ainda mais ínfima de todos os rendimentos anuais da Igreja quando se inclui no cálculo os lucros de suas dezenas de empresas com fins lucrativos.  A renda anual de apenas uma de suas subsidiárias com fins lucrativos, a Deseret Management Company, adiciona um faturamento anual de USD 1,5 bilhão. A Igreja SUD diretamente investiu USD 5 bilhões no seu complexo imobiliário City Creek Center em torno do famoso shopping mórmon. A Igreja SUD está diretamente investindo mais bilhões de dólares em outros empreendimentos imobiliários, seguradoras, um verdadeiro império de mídia impressa, digital, televisiva, e rádio, e agronegócios. [Veja uma lista impressionante das empresas da Igreja SUD aqui]

Esse dado oficialmente confirmado pelo Apóstolo Oaks desmistifica três mitos populares ou lendas urbanas:

1) A Igreja SUD investe pesadamente em ajuda humanitária

Muitos membros da Igreja insistem que ela investe muito em caridade e ajuda huminatária. Contudo, 0,5% de total de doações e contribuições voluntárias não é um valor muito impressionante, mesmo que USD 40 milhões seja um montante considerável em si.

2. A Igreja SUD é uma das maiores promovedoras de ajuda humanitária

Muitos membros da Igreja insistem que ela é uma potência em termos de caridade e ajuda huminatária, que ela é “a primeira a chegar” e ajuda em muitos lugares “onde ninguém vai”. Consideremos, porém, que em 2013 o total investido globalmente em ajuda huminatária foi USD 20,5 bilhões, e em 2014 foi USD 24,5 bilhões, o valor de USD 40 milhões parece muito, muito pequeno em perspectiva (0,2% e 0,1% respectivamente). A título de comparação, a Cruz Vermelha e a Crescente Vermelha, combinadas, investiram USD 1,6 bilhões em 2014 em ajuda humanitária. Aliás, os dados estatísticos demonstram, para desconforto dos libertários extremistas, que os maiores doadores são os governos federais, cobrindo 3/4 de todas as doações, contribuições, e investimentos humanitários.

3. A Igreja SUD não divulga seus esforços humanitários

Recentemente publicamos um artigo discutindo os méritos da publicidade em torno dos esforços humanitários da Igreja. Muitos membros da Igreja se ofenderam com o artigo, argumentando que a Igreja promovia caridade e ajuda humanitário “em segredo” ou “sem anunciar ao mundo”. Muitos outros membros se ofenderam por havermos citado um ensinamento de Jesus atribuído a Ele no Novo Testamento que claramente condena essa publicidade eclesiástica.

Apesar desses programas de caridade e voluntariado organizados e financiados pela Igreja costumarem servir de fértil fonte para propaganda oficial, sendo publicados pela Igreja e patrocinados em sites de notícias e divulgação autocongratulatórios e propagandísticos (inclusive obrigando membros da Igreja voluntários a vestirem um chamativo e facilmente reconhecido colete amarelo para facilitar reconhecimento em fotos  e vídeos), ainda há membros que acreditam que a Igreja “não divulga” seus esforços e seus investimentos em caridade e ajuda humanitária.

Maos Que Ajudam

Agora que um dos Apóstolos sênior (segundo na linha de sucessão) inclusive publicou a etiqueta de preço desses gastos com ajuda e caridade, supõe-se que essa lenda urbana sumirá. Ainda mais considerando que essa afirmação seguiu-se meras semanas após outro Apóstolo, Jeffrey Holland, gabar-se ao parlamento britânico de todos os esforços humanitários da Igreja.

∼¤∼

Certamente, fazer o bem é melhor que não fazer nada. E, certamente, ninguém afirmará que USD 40 milhões não é uma soma considerável e impressionante. Contudo, perguntamos a nossos leitores se esse tipo de caridade é válida ou louvável? Ou o que vale é o ato em si? Se o resultado pragmático importa mais que a intenção espiritual, não deveria a Igreja multibilionária e financiada pelo Estado através de generosas isenções de impostos investir mais em caridade do que apenas somas pífias? Por outro lado, se as somas não importam, mas sim o espírito com que se oferece ajuda, então a publicidade e autopromoção não desmerecem o ato em si?

Os ensinamentos de Jesus sobre o assunto merecem consideração especial para uma igreja que porta Seu nome? Certamente, membros da Igreja de Jesus Cristo não deveriam se ofender de considerar um ensinamento específico de Jesus Cristo sobre determinado assunto, não?

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”


Leia mais sobre empreendimentos financeiros da Igreja (1)

Leia mais sobre empreendimentos financeiros da Igreja (2)

Leia mais sobre empreendimentos imobiliários da Igreja (1)

Leia mais sobre empreendimentos imobiliários da Igreja (2)

Leia mais sobre empreendimentos imobiliários da Igreja (3)

Leia mais sobre remunerações para os executivos da Igreja (1)

Leia mais sobre remunerações para os executivos da Igreja (2)

44 comentários sobre “Dallin Oaks: Igreja Doa $40 Milhões Anualmente

  1. Irmãos, vamos fazer um pequeno cálculo.

    Segundo informações da igreja, o número de membros é 15,634,199 membros;

    A quantia de dinheiro que a Igreja Mórmon doa anualmente: 40,000,000.00 (40 milhões);

    A quantia anual doada por membro: 40,000,000.00/15,634,199 = 2.56 dólares por membro por ano.

    SIM, você leu certo, a Igreja Mórmon doa 2 dólares e 56 cents por membro por ano!!!

    Isso dá 8 reais e 30 centavos ao ano. Pouco, né?

    Agora, se me permitem, gostaria de perguntá-los: Quanto dessa quantia é utilizada no Brasil?
    (ou em qualquer outro país que não seja os Estados Unidos)

    Pois é. A liderança consegue dar a própria corda para se enforcar!

  2. Eu acho que vocês da ABEM e ´´Vozes Mórmons deveriam pensar em cuidar de suas vidas e fiscalizar o que o governo e as instituições publicas fazem com o dinheiro e deixarem uma instituição privada em paz. A perseguição realmente começou e já faz tempo, mas Deus não se deixa escarnecer e sua obra e igreja continuarão a prosperar

    • Que a Igreja continuará a prosperar ninguém tem qualquer dúvida, Said.

      Uma instituição que arrecada USD 7 bilhões ao ano e só devolve USD 40 milhões à sociedade em termos de serviços prestados, investindo o resto em mais fontes de renda (seja em suas empresas com fins lucrativos, seja em ampliar sua instituição religiosa isenta de impostos) só pode prosperar!

      • E porque vc se incomoda tanto? Onde quer chegar com suas acusações? Acha q a igreja SUD deveria governar o mundo? Eu tbm acho q deveria, com esses números que vc me informou, creio q essa igreja repassaria muito bem ao povo o que são roubados em impostos, isso aí é melhor q nosso próprio governo. Igreja muito inteligente, já percebi aí pelos números,que a igreja continuaria muito bem sem os dízimos. Acho q vc deveria fazer sua parte em doações aos pobres ao invés de gastar seu tempo perceguindo. Parece até o próprio parente do mau. A igreja não deve doar todo seu recurso aos pobres mesmo não,já que a maioria tem condições de trabalhar e ser auto suficientes. Cadê trabalho pro povo, cadê medicamento,hospitais,cadê? A igreja SUD tem algo haver com o livre arbítrio de um mundo burro, que prefere investir em armamentos de guerras e em outras coisas fúteis ao invés de investir na melhoria de vida de seu próprio povo??? Só de vc estar aqui perceguindo a igreja, já não tem crédito algum. Se me dissesse q doa mais q a igreja aos pobres, que incentiva e ajuda o povo a ser auto suficiente aí eu pensaria se vc teria algum crédito. Mas creio q se fizesse ajuda humanitária,não existiria esse site.

      • Izabella, onde você leu “acusações”? Citar os fatos é uma “acusação”?

        Você entendeu que quem sugeriu acima o tema de “fiscalizar o … governo e as instituições públicas” não fomos nós, mas sim outro leitor? Você entendeu que esse tema não tem absolutamente nada a ver com o artigo acima, e que nós deixamos isso claro no comentário acima? Se entendeu, por que está elaborando nesse tema que já foi demonstrado acima ser irrelevante à presente discussão?

        Onde você leu algo que sugira que “essa igreja repassaria muito bem ao povo” algo? A julgar pelos fatos, a Igreja acumula para si dezenas de bilhões de dólares anualmente e repassa apenas míseras dezenas milhões – usualmente investidos em campanhas de relações públicas, o que também é um modo de investir em si (i.e., a Igreja).

    • Você acha que é impossível “cuidar das [nossas] vidas” e nos manter informados ao mesmo tempo?

      Você acha que é impossível “fiscalizar o … governo e as instituições públicas” e “fiscalizar” a Igreja ao mesmo tempo?

      Você acha que é “perseguição” manter-se informados sobre as políticas da Igreja?

      Você acha que é “escarnecer” Deus manter-se informado sobre o que a Igreja faz ou deixa de fazer?

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.