Racismo no Livro de Mórmon

O Livro de Mórmon é uma obra de escrituras sagrada para mórmons.

Infelizmente, é uma obra profundamente racista.

Obra de arte representando as lendárias "placas de ouro" que Joseph Smith teria encontrado e de onde teria traduzido o Livro de Mórmon (Museum of Church History and Art, Salt Lake City)

Obra de arte representando as lendárias “placas de ouro” que Joseph Smith teria encontrado e de onde teria traduzido o Livro de Mórmon (Museum of Church History and Art, Salt Lake City)

Tanto para a narrativa, como para a teologia, do Livro de Mórmon uma cor de pele escura é um claro sinal de maldição e reprovação divina. Além disso, há severas admoestações para a manutenção de pureza racial. Esses ensinamentos racistas do Livro de Mórmon são tão enraizados que levou gerações de profetas mórmons a pregarem tais ensinamentos do púlpito. [Ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui]

Essas são as passagens relevantes que permeiam o texto canônico mórmon (ênfases nossas):

2 Néfi 5:20-23

A palavra do Senhor, portanto, foi cumprida quando me falou, dizendo: Se deixarem de dar ouvidos às tuas palavras, serão afastados da presença do Senhor. E eis que foram afastados de sua presença. E ele fez cair a maldição sobre eles, sim, uma dolorosa maldição, por causa de sua iniquidade. Pois eis que haviam endurecido o coração contra ele de tal modo que se tornaram como uma pedra; e como eram brancos, notavelmente formosos e agradáveis, a fim de que não fossem atraentes para meu povo o Senhor Deus fez com que sua pele se tornasse escura. E assim diz o Senhor Deus: Eu farei com que sejam repugnantes a teu povo, a menos que se arrependam de suas iniquidades. E amaldiçoada será a semente daquele que se misturar com a semente deles; porque será amaldiçoada com igual maldição. E o Senhor assim disse, e assim foi.

Alma 3:6-9

E a pele dos lamanitas era escura, por causa do sinal que havia sido posto em seus pais como um anátema pela transgressão e rebeldia deles contra seus irmãos, que eram Néfi, Jacó e José e Sam, que foram homens justos e santos. E os irmãos procuraram destruí-los, sendo, portanto, amaldiçoados; e o Senhor pôs-lhes uma marca, sim, em Lamã e Lemuel e também nos filhos de Ismael e nas mulheres ismaelitas. E isto foi feito para que sua semente pudesse ser distinguida da semente de seus irmãos, para que assim o Senhor Deus preservasse seu povo, a fim de que não se misturasse nem acreditasse em tradições incorretas que causariam sua destruição. E aconteceu que aqueles que misturaram sua semente com a dos lamanitas fizeram recair sobre sua descendência igual maldição.

Jacó 3:4-8

E vem rapidamente o tempo em que, a menos que vos arrependais, eles ocuparão a terra de vossa herança e o Senhor Deus retirará os justos dentre vós. Eis que os lamanitas, vossos irmãos, a quem odiais por causa de sua imundície e da maldição que lhes caiu sobre a pele, são mais justos que vós; porque eles não se esqueceram do mandamento do Senhor, dado a nosso pai — de que não deveriam ter mais que uma esposa nem concubina alguma; e que não deveriam cometer libertinagem. E agora eles se esforçam por guardar este mandamento; portanto, por causa desse esforço em guardar este mandamento, o Senhor Deus não os destruirá, mas será misericordioso para com eles; e um dia tornar-se-ão um povo abençoado. Eis que os maridos amam as esposas e as esposas amam os maridos; e os maridos e as esposas amam seus filhos; e sua incredulidade e seu ódio para convosco são consequência da iniquidade de seus pais; portanto, em que sois vós melhores do que eles aos olhos de vosso grande Criador? Ó meus irmãos, temo que, a menos que vos arrependais de vossos pecados, a pele deles será mais branca do que a vossa, quando fordes levados com eles perante o trono de Deus.

3 Néfi 2:14-16

E aconteceu que os lamanitas que se haviam unido aos nefitas foram contados com os nefitas; E a maldição foi retirada deles e sua pele tornou-se branca como a dos nefitas; E seus filhos e filhas tornaram-se sumamente belos e foram contados com os nefitas, sendo chamados de nefitas. E assim terminou o décimo terceiro ano.

2 Néfi 30:6

E então se regozijarão; porque saberão que é uma bênção que lhes vem da mão de Deus; e de seus olhos começarão a cair as escamas da escuridão; e antes que se passem muitas gerações, tornar-se-ão um povo branco e agradável.

Curiosamente, essa passagem foi alterada na edição americana de 1981 e, subsequentemente, na nova tradução para o português de 1990, para soar menos racista (ênfase nossa):

E então se regozijarão; porque saberão que é uma bênção que lhes vem da mão de Deus; e de seus olhos começarão a cair as escamas da escuridão; e antes que se passem muitas gerações, tornar-se-ão um povo puro e agradável.

Repetimos aqui ambos os originais em inglês da primeira edição do Livro de Mórmon de 1830 e a edição atual, publicada desde 1981, para comparação literal (ênfases nossas):

Versão original (1830) Versão atual
And then shall they rejoice: for they shall know that it is a blessing unto them from  the hand of God; and their scales of darkness shall begin to fall from their eyes; and many generations shall not pass away  among them, save they shall be a white and a delightsome  people. And then shall they rejoice; for they shall know that it is a blessing unto them from the hand of God; and their scales of darkness shall begin to fall from their eyes; and many generations shall not pass away among them, save they shall be a pure and a delightsome people.

Foi tão importante esse trecho para a doutrina, teologia, e cultura mórmon que “branco e agradável” (ou “branco e deleitoso”, dependendo da tradução para a expressão original “white and delightsome”, figurou com frequência e importância nos ensinamentos dos profetas mórmons durante as décadas.

20 comentários sobre “Racismo no Livro de Mórmon

  1. Justificar o injustificável e acobertar absurdos são claras demonstrações de como o cérebro humano procura reduzir um conflito cognitivo. Exatamente como alguém que sofre maus tratos(físicos e/ou psicológicos) do cônjuge, mas, por tanto desejar que a relação dê certo(ou que a instituição seja perfeita e verdadeira), passa por cima de atos (ou doutrinas) lastimáveis e condenáveis quando seria muitos mais simples admitir que essa relação (ou instituição) não lhe faz bem. Mas… Como diria um certo Ferole: “Todo fanatismo é ruim, menos o nosso.”

  2. Sobre o tema tenho a dizer que após Jesus ter ressuscitado dentre os mortos, o Messias Se manifestou entre os gentios (1 Néf 10:11) pelo Espírito Santo.
    Por Deus, pelo Espírito Santo e por ser Jesus Cristo o Filho de Deus (2 Néfi 25:19), ninguém, muito menos os Presidentes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Úlitmos dias, dentre eles, o Presidente da Igreja Spencer W. Kimball, em “revogar”, “mudar” ou “atualizar” os atos de Deus e das determinações do Criador contidas no Livro de Mórmon.
    Como Lei, nós todos, indistintamente, somos obrigados a cumpriras ordens de Deus.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.