Vozes Mórmons: Fim de Ano

Findando-se mais um ano, é costume avaliar o ano que se passou antes de ponderar o ano que virá e avaliar o ano que se passou.

2016

2016 foi um ano muito bom para o Vozes Mórmons. Para contextualizar o sucesso desse ano que está esvaecendo-se, e no espírito de gratidão pela participação e audiência de todos vocês, apresentamos alguns dados estatísticos:

Nós iniciamos o site no dia 6 de abril de 2011 e naquele ano tivemos uma audiência bastante humilde. Já em 2012 tivemos um crescimento de 800% em relação ao nosso ano inicial, considerando o número de páginas acessadas no nosso site, o que nos parecia o teto máximo, considerando que o nosso público-alvo é uma parcela pequena de uma religião pouco expressiva no Brasil. Contudo, em 2013 crescemos 72% em relação a 2012 e em 2014 impressionantes 167% em relação ao ano anterior.

Com tamanha audiência em 2014, havíamos planejado manter a mesma audiência em 2015, considerando até uma possível retração. Para nossa imensa surpresa, crescemos ainda 76% em 2015 em relação a 2014. Fechamos 2015 com uma audiência anual 7.117% maior que tivemos no nosso ano inicial em 2011. Nossa audiência também cresceu em 2016, porém apenas 2,5% em relação ao ano anterior, sugerindo que chegamos no nosso patamar máximo considerando o pequeno e restrito nicho de mercado de mórmons lusófonos e interessados em estudar o mormonismo racionalmente.

Dito isso, a estatística de 2016 que mais nos impressionou foi o visitantes únicos, ou seja, o número de pessoas que visitaram o nosso site. A audiência de pessoas que acessaram o Vozes Mórmons saltou de 3.742 em 2012 (não havia essa ferramenta em 2011 ainda) para 59.942 em 2013, 146.158 em 2014, 246.953 em 2015, e 287.018 em 2016. Comparando esse número de visitantes com os dados oficiais do IBGE, seria como se todos os mórmons brasileiros tivessem acessado o nosso site em 2016, e mais ainda várias dúzias de milhares fora do Brasil.

É lógico que isso não ocorreu realmente, até porque crianças não acessariam o nosso site, muitos membros da Igreja SUD ainda têm medo de acessar sites que não sejam sancionados pela Igreja, e muitos de nossos visitantes acessam o site de computadores diferentes. Mas é, certamente, um avanço estatístico impressionante e gratificante.

Certamente ficamos felizes com a popularidade do site, sem dúvidas. Mas o que nos deixa realmente felizes são as participações mais inteligentes e interessantes que acumulamos com o passar dos anos. É natural que o aumento na audiência seja acompanhado de um aumento nos trolls (alguns insistentemente conosco desde 2011) e nos xingamentos e ameaças de fanáticos religiosos ou apenas pessoas amedrontadas pelo desconforto da dissonância cognitiva. Não obstante, o aumento de comentaristas que são intelectualmente honestos e inquisitivos, especialmente entre os membros SUD ativos e fiéis, é encorajador.

Pouco a pouco, juntos estamos disseminando a mensagem que não é preciso ser fanático e ignorante para ser um membro SUD bom e fiel. Igualmente, ano a ano disseminamos a mensagem que nem todo membro SUD bom e fiel é fanático e ignorante. Muitos de nós mantém opiniões muito diferentes uns dos outros sobre muitos temas, e alguns debates podem ser intensos e até ríspidos, mas o respeito aos fatos, a veneração aos estudos e a racionalidade, e a objeção à intolerância, ao preconceito, e à desonestidade intelectual nos une e nos torna uma família.

Por isso, a todos que contribuíram com comentários no site, na nossa página no Facebook, e que nos citaram no YouTube e no Twitter, nossa profunda gratidão.

No espírito de retrospectiva, eis os 20 artigos publicados em 2016 que foram os mais populares no ano:

  1. Russell Ballard: Proibido Jogar Pokémon Go
  2. 5 Jovens Mórmons Mortos em 1 Semana
  3. Thomas Monson Intimado em Processo de Abuso Sexual
  4. Juíz Autoriza Intimação de Profeta Mórmon em Caso de Abuso Sexual
  5. Rússia Ameaça Liberdade Religiosa, Igreja Mórmon Responde
  6. Rapaz Proibido de Servir Missão
  7. Morre Atriz Pornô Mórmon
  8. 186a Conferência Geral (Sessão de Sábado à Tarde)
  9. Russell Nelson: Deus Ordenou Discriminação
  10. Vazam Vídeos de Reuniões de Apóstolos Mórmons
  11. Fui Estuprada e a Igreja Mórmon me Mandou Arrepender-me
  12. Maior Missão Mórmon do Mundo Anunciada
  13. Missionários Mórmons Presos no México
  14. Pentagrama Invertido no Templo Mórmon
  15. Aumenta Suicídio Entre Jovens Mórmons
  16. Thomas Monson de Papelão em Conferência Geral?
  17. Votos Contra na Conferência Geral: Entenda
  18. Jovens Mórmons Abandonando Igreja
  19. Abuso Infantil na Igreja Mórmon
  20. Superlua e Profecias Mórmons

Nos próximos dias estaremos fazendo algumas perguntas a nossos leitores para saber quais temas, assuntos, e discussões gostariam de ver mais durante o ano de 2017. Por hoje, porém, apenas gostaríamos de agradecer a atenção, as contribuições, e até as críticas.

“Pois as palavras do ano que passou pertencem à linguagem do ano que passou; E as palavras do ano vindouro ainda aguardam uma nova voz. Marcar um fim é marcar um começo.” ― T.S. Eliot

“A esperança sorri do limiar do ano que se aproxima, sussurrando ‘será mais feliz’…” ― Alfred Lord Tennyson

A todos, nossas preces para os seus novos começos são de alegria, sucesso, amor, e paz de espírito, e que o sussurro se cumpra e o ano vindouro lhes seja mais feliz.

3 comentários sobre “Vozes Mórmons: Fim de Ano

  1. Desejo mais sucesso para todos vocês, e apesar dos haters e dos fanáticos sempre estarem aqui, o importante é que continuem espalhando conhecimento à todos nós. Feliz ano novo para vocês.

  2. Segundo o conhecimento tradicional 2017 inicia um novo ciclo, regido simbolicamente pelo planeta Saturno.

    Saturno nos convida a sermos mais sábios diante da vida, mais maduros, responsáveis, e disciplinados, no intuito de respeitar os nossos limites e os dos outros.

    Para alcançarmos isso é fundamental que nos conheçamos a nós mesmos, e só há um caminho: a autopesquisa de sim mesmo. Sem medo e com confiança, e com o auxílio de nossos amparadores, aprofundemo-nos em nós mesmos, em nossa sombra, naquilo que não queremos que os outros vejam, e que até rejeitamos em nós mesmos. Para então, alquimicamente, transmutarmos tudo o que for negativo em positivo!

    Há uma imensa riqueza interior em cada um de nós. Somos deuses!

    Fiquem com a mensagem do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C3qb-_aPuv0

    Feliz Ano Novo! Abençoados sejam!

    Um grande abraço a todos, especialmente aos que fazem o “Vozes Mórmons”!

    Gratidão!

  3. Felicidades e saúde a todos responsáveis pelo blog que gosto muito ! Que 2017 tenhamos artigos bem inteligentes e que nos desprendamos do editorial da revista VEJA…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s