Findando-se mais um ano, é costume avaliar o ano que se passou antes de ponderar o ano que virá e avaliar o ano que se passou.
2016 foi um ano muito bom para o Vozes Mórmons. Para contextualizar o sucesso desse ano que está esvaecendo-se, e no espírito de gratidão pela participação e audiência de todos vocês, apresentamos alguns dados estatísticos:
Nós iniciamos o site no dia 6 de abril de 2011 e naquele ano tivemos uma audiência bastante humilde. Já em 2012 tivemos um crescimento de 800% em relação ao nosso ano inicial, considerando o número de páginas acessadas no nosso site, o que nos parecia o teto máximo, considerando que o nosso público-alvo é uma parcela pequena de uma religião pouco expressiva no Brasil. Contudo, em 2013 crescemos 72% em relação a 2012 e em 2014 impressionantes 167% em relação ao ano anterior.
Com tamanha audiência em 2014, havíamos planejado manter a mesma audiência em 2015, considerando até uma possível retração. Para nossa imensa surpresa, crescemos ainda 76% em 2015 em relação a 2014. Fechamos 2015 com uma audiência anual 7.117% maior que tivemos no nosso ano inicial em 2011. Nossa audiência também cresceu em 2016, porém apenas 2,5% em relação ao ano anterior, sugerindo que chegamos no nosso patamar máximo considerando o pequeno e restrito nicho de mercado de mórmons lusófonos e interessados em estudar o mormonismo racionalmente.
Dito isso, a estatística de 2016 que mais nos impressionou foi o visitantes únicos, ou seja, o número de pessoas que visitaram o nosso site. A audiência de pessoas que acessaram o Vozes Mórmons saltou de 3.742 em 2012 (não havia essa ferramenta em 2011 ainda) para 59.942 em 2013, 146.158 em 2014, 246.953 em 2015, e 287.018 em 2016. Comparando esse número de visitantes com os dados oficiais do IBGE, seria como se todos os mórmons brasileiros tivessem acessado o nosso site em 2016, e mais ainda várias dúzias de milhares fora do Brasil.
É lógico que isso não ocorreu realmente, até porque crianças não acessariam o nosso site, muitos membros da Igreja SUD ainda têm medo de acessar sites que não sejam sancionados pela Igreja, e muitos de nossos visitantes acessam o site de computadores diferentes. Mas é, certamente, um avanço estatístico impressionante e gratificante.
Certamente ficamos felizes com a popularidade do site, sem dúvidas. Mas o que nos deixa realmente felizes são as participações mais inteligentes e interessantes que acumulamos com o passar dos anos. É natural que o aumento na audiência seja acompanhado de um aumento nos trolls (alguns insistentemente conosco desde 2011) e nos xingamentos e ameaças de fanáticos religiosos ou apenas pessoas amedrontadas pelo desconforto da dissonância cognitiva. Não obstante, o aumento de comentaristas que são intelectualmente honestos e inquisitivos, especialmente entre os membros SUD ativos e fiéis, é encorajador.
Pouco a pouco, juntos estamos disseminando a mensagem que não é preciso ser fanático e ignorante para ser um membro SUD bom e fiel. Igualmente, ano a ano disseminamos a mensagem que nem todo membro SUD bom e fiel é fanático e ignorante. Muitos de nós mantém opiniões muito diferentes uns dos outros sobre muitos temas, e alguns debates podem ser intensos e até ríspidos, mas o respeito aos fatos, a veneração aos estudos e a racionalidade, e a objeção à intolerância, ao preconceito, e à desonestidade intelectual nos une e nos torna uma família.
Por isso, a todos que contribuíram com comentários no site, na nossa página no Facebook, e que nos citaram no YouTube e no Twitter, nossa profunda gratidão.
No espírito de retrospectiva, eis os 20 artigos publicados em 2016 que foram os mais populares no ano:
- Russell Ballard: Proibido Jogar Pokémon Go
- 5 Jovens Mórmons Mortos em 1 Semana
- Thomas Monson Intimado em Processo de Abuso Sexual
- Juíz Autoriza Intimação de Profeta Mórmon em Caso de Abuso Sexual
- Rússia Ameaça Liberdade Religiosa, Igreja Mórmon Responde
- Rapaz Proibido de Servir Missão
- Morre Atriz Pornô Mórmon
- 186a Conferência Geral (Sessão de Sábado à Tarde)
- Russell Nelson: Deus Ordenou Discriminação
- Vazam Vídeos de Reuniões de Apóstolos Mórmons
- Fui Estuprada e a Igreja Mórmon me Mandou Arrepender-me
- Maior Missão Mórmon do Mundo Anunciada
- Missionários Mórmons Presos no México
- Pentagrama Invertido no Templo Mórmon
- Aumenta Suicídio Entre Jovens Mórmons
- Thomas Monson de Papelão em Conferência Geral?
- Votos Contra na Conferência Geral: Entenda
- Jovens Mórmons Abandonando Igreja
- Abuso Infantil na Igreja Mórmon
- Superlua e Profecias Mórmons
Nos próximos dias estaremos fazendo algumas perguntas a nossos leitores para saber quais temas, assuntos, e discussões gostariam de ver mais durante o ano de 2017. Por hoje, porém, apenas gostaríamos de agradecer a atenção, as contribuições, e até as críticas.
“Pois as palavras do ano que passou pertencem à linguagem do ano que passou; E as palavras do ano vindouro ainda aguardam uma nova voz. Marcar um fim é marcar um começo.” ― T.S. Eliot
“A esperança sorri do limiar do ano que se aproxima, sussurrando ‘será mais feliz’…” ― Alfred Lord Tennyson
A todos, nossas preces para os seus novos começos são de alegria, sucesso, amor, e paz de espírito, e que o sussurro se cumpra e o ano vindouro lhes seja mais feliz.
Desejo mais sucesso para todos vocês, e apesar dos haters e dos fanáticos sempre estarem aqui, o importante é que continuem espalhando conhecimento à todos nós. Feliz ano novo para vocês.
Segundo o conhecimento tradicional 2017 inicia um novo ciclo, regido simbolicamente pelo planeta Saturno.
Saturno nos convida a sermos mais sábios diante da vida, mais maduros, responsáveis, e disciplinados, no intuito de respeitar os nossos limites e os dos outros.
Para alcançarmos isso é fundamental que nos conheçamos a nós mesmos, e só há um caminho: a autopesquisa de sim mesmo. Sem medo e com confiança, e com o auxílio de nossos amparadores, aprofundemo-nos em nós mesmos, em nossa sombra, naquilo que não queremos que os outros vejam, e que até rejeitamos em nós mesmos. Para então, alquimicamente, transmutarmos tudo o que for negativo em positivo!
Há uma imensa riqueza interior em cada um de nós. Somos deuses!
Fiquem com a mensagem do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C3qb-_aPuv0
Feliz Ano Novo! Abençoados sejam!
Um grande abraço a todos, especialmente aos que fazem o “Vozes Mórmons”!
Gratidão!