Mórmons Mobilizam por Vítimas de Terremoto e Publicidade

A região de Canterbury, em especial a cidade de Kaikoura, no norte da Nova Zelândia foi atingida por um terremoto de magnitude 7,8 na escala de Richter à meia-noite de ontem, horário local.

Mapa da Nova Zelândia indicando epicentro do terremoto de magnitude 7,8 do dia 14 de novembro de 2016. Linha vermelha cruzando o mapa indica falha tectônica da margem sul da Placa do Pacífico (Mapa: USGS)

Mapa da Nova Zelândia indicando epicentro do terremoto de magnitude 7,8 do dia 14 de novembro de 2016. Linha vermelha cruzando o mapa indica falha tectônica da margem sul da Placa do Pacífico (Mapa: USGS)

A Igreja Mórmon, por sua parte, não perdeu tempo para elaborar um esforço de arrecadação de suprimentos e materiais muito necessários às vítimas da região. E tampouco perdeu tempo para anunciar publicamente seus esforços e aproveitar o bônus de relações públicas.

Terremoto de Kaikoura

Apesar da baixa taxa de mortalidade, com apenas 2 mortes confirmadas até agora, o terremoto não apenas resultou em bilhões de dólares em danos materiais resultantes da devastação e destruição, mas deixou milhares de habitantes de Kaikoura e cidades  circunvizinhas completamente isolados do resto do mundo. Equipes de resgate mobilizadas encontram dificuldades para acessar a região por causa dos quase 100 mil deslizamentos, e embora tenham conseguido restaurar acesso a energia elétrica, milhares ainda estão sem acesso a saneamento básico, mantimentos, e água.

Resgates por helicópteros estão sendo realizados pelo exército neozelandês, enquanto mais de 20 mil habitantes das regiões adjacentes foram evacuados pela guarda civil, e as marinhas chinesa e norte-americana também se mobilizaram para auxiliar nos resgates. A Cruz Vermelha já mobilizou e distribuiu geradores, comunicadores via satélite, abrigos móveis e suprimentos de água para Kaikoura, mas alerta para a necessidade de abrir acesso para mais mantimentos pelos próximos dias.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias emitiu nota oficial que seus membros na cidade de Christchurch, a meros 190 km do epicentro do terremoto, estão se mobilizando para arrecadar mantimentos, água, e outros suprimentos emergenciais para ser enviados por helicóptero à isolada zona de desastre. A nota afirma que a própria Igreja também contribuirá com suprimentos, e ainda solicita doações financeiras para o seu próprio Fundo Humanitário da Igreja.

Exército neozelandês evacua cidade isolada pelo terremoto (Foto: NZDF)

Exército neozelandês evacua cidade isolada pelo terremoto (Foto: NZDF)

Orgulhosos da participação humanitária da Igreja SUD nesse esforço na Nova Zelândia, membros da Igreja no Brasil trocam em redes sociais uma tradução em português dessa nota oficial. Com o chamativo título “Santos dos Últimos Dias se mobilizam para ajudar as vítimas dos terremotos na Nova Zelândia” e um texto inteiramente plagiado [o site em questão parece ter o hábito de plagiar seus textos. Nós havíamos chamado atenção a um outro exemplo claro de plágio. Compare o texto plagiado da nota em questão aqui com o texto original aqui], mórmons brasileiros compartilham com ufania a notícia da caridade pública da Igreja.

A Igreja que mais ajuda, a primeira nos desastres, etc.

É claro que as contribuições humanitárias da Igreja SUD não são uma tendência nova. O Apóstolo Dallin H. Oaks, por exemplo, recentemente afirmou em discurso para a Universidade de Oxford que a Igreja doa uma média de USD 40 milhões anualmente em ajuda humanitária há mais de 30 anos.

Dallin H. Oaks discursando na Universidade de Claremont. © 2015 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Dallin H. Oaks discursando na Universidade de Claremont. © 2015 by Intellectual Reserve, Inc.

A informação oferecida pelo Apóstolo Oaks diverge apenas modestamente de nossas estimativas de 2 anos e outra de 4 anos atrás de uma média em torno de USD 46 e 84 milhões anuais, baseadas em cálculos envolvendo dados oficiais da Igreja e informações descobertas por um processo jurídico inglês.

Essa quantia investida pela Igreja em caridade e ajuda humanitária representa, de toda sua renda em doações voluntárias como dízimos e ofertas de jejum, aproximadamente apenas 0,5% de seu rendimento total, considerando que a renda anual estimada de dízimos e ofertas da Igreja SUD é de USD 7 bilhões. A título de comparação, o OPEX (borderô anual de despesas operacionais totais) mundial da FORD é de USD 7 bilhões. A Igreja SUD é considerada a segunda igreja mais rica do mundo com ativos estimados em mais de USD 30 bilhões.

Essa quantia doada em ajuda huminatária é uma fração ainda mais ínfima de todos os rendimentos anuais da Igreja quando se incluem no cálculo os lucros de suas dezenas de empresas com fins lucrativos.  A renda anual de apenas uma de suas subsidiárias com fins lucrativos, a Deseret Management Company, adiciona um faturamento anual de USD 1,5 bilhão. A Igreja SUD diretamente investiu USD 5 bilhões no seu complexo imobiliário City Creek Center em torno do famoso shopping mórmon. A Igreja SUD está diretamente investindo mais bilhões de dólares em outros empreendimentos imobiliários, seguradoras, um verdadeiro império de mídia impressa, digital, televisiva, e rádio, e agronegócios. [Veja uma lista impressionante das empresas da Igreja SUD aqui]

Mitos populares

Esse dado oficialmente confirmado pelo Apóstolo Oaks desmistifica três mitos populares ou lendas urbanas:

1. A Igreja SUD investe pesadamente em ajuda humanitária

Muitos membros da Igreja insistem que ela investe muito em caridade e ajuda huminatária. Contudo, 0,5% de total de doações e contribuições voluntárias não é um valor muito impressionante, mesmo que USD 40 milhões seja um montante considerável em si.

2. A Igreja SUD é uma das maiores promovedoras de ajuda humanitária

Muitos membros da Igreja insistem que ela é uma potência em termos de caridade e ajuda huminatária, que ela é “a primeira a chegar” e ajuda em muitos lugares “onde ninguém vai”. Consideremos, porém, que em 2013 o total investido globalmente em ajuda huminatária foi USD 20,5 bilhões, e em 2014 foi USD 24,5 bilhões, o valor de USD 40 milhões parece muito, muito pequeno em perspectiva (0,2% e 0,1% respectivamente). A título de comparação, a Cruz Vermelha e a Crescente Vermelha, combinadas, investiram USD 1,6 bilhões em 2014 em ajuda humanitária. Aliás, os dados estatísticos demonstram, para desconforto dos libertários extremistas, que os maiores doadores são os governos federais, cobrindo 3/4 de todas as doações, contribuições, e investimentos humanitários.

3. A Igreja SUD não divulga seus esforços humanitários

Recentemente publicamos um artigo discutindo os méritos da publicidade em torno dos esforços humanitários da Igreja. Muitos membros da Igreja se ofenderam com o artigo, argumentando que a Igreja promovia caridade e ajuda humanitário “em segredo” ou “sem anunciar ao mundo”. Muitos outros membros se ofenderam por havermos citado um ensinamento de Jesus atribuído a Ele no Novo Testamento que claramente condena essa publicidade eclesiástica.

Apesar desses programas de caridade e voluntariado organizados e financiados pela Igreja costumarem servir de fértil fonte para propaganda oficial, sendo publicados pela Igreja e patrocinados em sites de notícias e divulgação autocongratulatórios e propagandísticos (inclusive obrigando membros da Igreja voluntários a vestirem um chamativo e facilmente reconhecido colete amarelo para facilitar reconhecimento em fotos  e vídeos), ainda há membros que acreditam que a Igreja “não divulga” seus esforços e seus investimentos em caridade e ajuda humanitária.

Maos Que Ajudam

Basta uma breve passada de olho na “sala de imprensa” oficial da Igreja SUD em português para ver 8 notas (das 20 publicadas entre maio e novembro de 2016) alardeando ações sociais e voluntárias organizadas pela Igreja. Inclusive, algumas dessas “ações sociais” sequer são ajudas humanitárias, mas exclusivamente ações publicitárias [ver, por exemplo, como a Igreja usou voluntários para ajudar a multibilionária FIFA em seu evento esportivo].

Considerando que um dos Apóstolos sênior (segundo na linha de sucessão) publicou a etiqueta de preço desses gastos com ajuda e caridade, supõe-se que essa lenda urbana sumirá. Ainda mais considerando que essa afirmação seguiu-se meras semanas após outro Apóstolo, Jeffrey Holland, gabar-se ao parlamento britânico de todos os esforços humanitários da Igreja.

Ajuda humanitária

Certamente, fazer o bem é muito, muito melhor que não fazer nada. Os membros em Christchurch devem ser comendados por seus esforços para aliviar o sofrimento de seus vizinhos do norte. A Igreja deve ser agradecida por se oferecer a complementar os esforços dos membros de Christchurch. E, certamente, ninguém afirmará que USD 40 milhões não é uma soma considerável e impressionante.

Não obstante, perguntamos a nossos leitores se esse tipo de caridade é realmente louvável? A Igreja sequer enviou as doações para a zona de desastre, mas seu departamento de relações públicas já as anunciou ao mundo. Não existe a possibilidade de, ao menos parecer, que haja uma maior preocupação com a publicidade da ajuda humanitária do que com a ajuda em si?

Ou o que vale é apenas o ato em si? Se o resultado pragmático importa mais que a intenção espiritual, não deveria a Igreja multibilionária e financiada pelo Estado através de generosas isenções de impostos investir mais em caridade do que apenas somas pífias? Por outro lado, se as somas não importam, mas sim o espírito com que se oferece ajuda, então a publicidade e autopromoção não desmerecem o ato em si?

Os ensinamentos de Jesus sobre o assunto merecem consideração especial para uma igreja que porta Seu nome? Certamente, membros da Igreja de Jesus Cristo não deveriam se ofender de considerar um ensinamento específico de Jesus Cristo sobre determinado assunto, não?

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”


Leia mais sobre empreendimentos imobiliários da Igreja (1)

Leia mais sobre empreendimentos imobiliários da Igreja (2)

Leia mais sobre empreendimentos imobiliários da Igreja (3)

Leia mais sobre empreendimentos financeiros da Igreja

Leia mais sobre remunerações para os executivos da Igreja

13 comentários sobre “Mórmons Mobilizam por Vítimas de Terremoto e Publicidade

  1. Fui contra o uso dos coletes amarelos dos mãos que ajudam desde do príncipio, e nunca entendi o porquê da igreja não gastar a maior parte do seu dinheiro em caridade e melhorando a vida dos missionários, pra onde vai esse lucro todo? Será que o dinheiro serve só pra bancar salários de autoridades gerais e funcionários de suas associações? What a shame!!!

  2. Interessante. Quando é com outros países que não tem muitos membros eles demoram para ajudar e quando ajudam, eles ajudam com nome da religião na doação rs… Coincidência ou não, a Igreja SUD está ajudando de cara NZ que é um país com alto indice de membros SUD.

  3. O nome do site é http://www.mormonnewsroom.com

    Basicamente é um site de notícias relacionadas à igreja gerenciado pela própria.
    Então, logicamente, ela irá postar as notícias e retratar(também) o trabalho da igreja pelo mundo.
    Não sei qual é o espanto pelo “Vozes Mormons”, pois ficaram espantados com a notícia.

    Agora o fato dos membros da igreja ficarem repercutindo essa notícia, aí é outra história

    • Você leu algo no texto que sugerisse “espanto”, Tiemi?

      Você leu algo no texto que sugerisse ignorância sobre o conceito de relações públicas? Ou que o site em questão é um site dedicado para as relações públicas da Igreja?

      Você leu o artigo inteiro, Tiemi? Você não entendeu os pontos principais sendo levantados pelo texto?

      Você não leu sequer a escritura citadas ao final do texto? Você está tendo dificuldades para entender como essa escritura se relaciona com o resto do texto?

      Talvez se você lesse o artigo inteiro, você saberia “qual é”, Tiemi. Tente novamente, por favor.

  4. Um fato importante e esquecido aí no texto é que além das ajudas humanitárias são feitas ajudas à níveis de Alas com o fundo da oferta de jejum, onde muitas e muitas pessoas são ajudadas no mundo todo. Somando todas as ajudas locais no mundo todo dará um montante muito considerável. Isto apenas do fundo de oferta de jejum usado pelos bispos sem somar à ajuda humanitária relatada no texto.

    • Daison, de acordo com as investigacoes e estatisticas, toda a ajuda da igreja, incluindo as ajudas locais como voce mencionou, nao chega a 2% de sua arrecadacao de dizimos e ofertas, isso sem considerar o que ela recebe de seus investimentos e de suas empresas. Mais e gasto com publicidade do que com ajuda humanitaria, quantos videos a igreja circula pelos meios de comunicacao, quantos comercias nos EUA e na internet, quantos outros programas publicitarios a igreja usa, certamente a igreja esta mais preocupada com sua imagem do que com o conteudo do evangelho. Veja o que Moroni escreveu sobre os gentios da igreja de Cristo nos ultimos dias:

      35 Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes e, contudo, não estais. Mas eis que Jesus Cristo vos mostrou a mim e conheço as vossas obras. (Moroni esta falando a aqueles que pertencem a igreja de Cristo e que tem o Livro de Mormon)

      36 E sei que andais segundo o orgulho de vosso coração; e poucos há que não se exaltam no orgulho de seu coração, a ponto de vestirem-se com trajes finos, entregarem-se a inveja e contendas e malícia e perseguições e a toda sorte de iniquidades; e vossas igrejas, sim, todas elas se tornaram corruptas por causa do orgulho de vosso coração. (Moroni diz que todas igrejas se tornaram corruptas, isso certamente inclui a Igreja SUD)

      37 Pois eis que amais o dinheiro e vossos bens e vossos trajes finos e o adorno de vossas igrejas mais do que amais os pobres e os necessitados, os doentes e os aflitos.( Nao precisa comentar nada mas vale lembrar que a igreja gasta milhoes de dolares em templos luxuosos com adornos carissimos, estima se que os ultimos templos construidos excederam 30 milhoes de dolares cada um) nenhuma outra igreja gasta mais com “adornos de igreja” do que a igreja SUD.

      38 Ó vós, impuros, vós, hipócritas, vós, mestres, que vos vendeis por aquilo que corrói, por que haveis corrompido a santa igreja de Deus? Por que tendes vergonha de tomar sobre vós o nome de Cristo? Por que não considerais que maior é o valor de uma eterna felicidade do que o da miséria que nunca tem fim — por causa dos louvores do mundo? ( Sem duvida Moroni esta botando a culpa nos lideres da igreja por corromper a igreja de Deus, e se nos consideramos ser a unica igreja verdadeira entao Moroni so pode estar se referindo a igreja SUD)

      39 Por que vos adornais com aquilo que não tem vida e, contudo, permitis que passem por vós os famintos e os necessitados e os nus e os enfermos e os aflitos, sem notá-los? ( Inequivocamente Moroni associa os gastos com adorno de igrejas e coisas luxuosas com a negligencia em ajudar os famintos e necessitados)

      40 Sim, por que estabeleceis vossas abominações secretas, com o fito de obter lucro, e fazeis com que as viúvas e os órfãos se lamentem perante o Senhor? E também que o sangue de seus pais e de seus maridos clamem ao Senhor, desde a terra, por vingança sobre vossa cabeça? (Novamente ele indica as combinacoes secretas dentro da igreja como causa de negligenciar os pobres e nesse caso as viuvas e orfaos). Com a riqueza obtidia pela igreja atraves das doacoes de dizimo e ofertas hoje nao deveria existir pobres na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, ha mais que o suficiente para ajudar e dar assistencia a praticamente TODOS membros que sao pobres dentro dos registros da igreja e ainda sobraria uma fortuna para ajudar muitos fora da igreja. Mais da metade dos membros da igreja vivem em paises pobres e a grande maioria deles vivem em pobreza e miseria, eu servi missao em uma area onde o Presidente da missao e sua esposa ainda motivava(induzia) os membros mais pobres a dar almoco para os missionarios, certa vez eu fui ter almoco com uma familia onde eles fizeram arroz e mandioca para mim e meu companheiro Americano, quando sentamos para comer as criancas ficaram so olhando, quando perguntei para a irma se ela iria comer ela disse que aquilo era tudo que ela tinha naquele dia, eu disse a meu companheiro que nao iriamos comer mas deixar as criancas comerem. Eu testemunhei com meus proprios olhos membros que estao nos registros da igreja e que sao contados somente de forma estatistica para a lideranca em Salt Lake, mas sao esquecidos e abandonados por serem pobres, ao mesmo tempo que vemos a igreja gastar quase 100 milhoes de dolares no tempo de Draper UT, com granitos, madeiras importadas da Africa, pisos importados da Franca e sem contar que Utah ja tem varios templos disponiveis, todos facilmente acessiveis para os membros. Falhar em entender as profecias no LM e em Isaias sobre nossa situacao e algo inaceitavel para aqueles que acreditam no Salvador.

  5. Quando a igreja e questionada sobre o pouco uso de seus recursos para ajudar os pobres e necessitados, a desculpa ou razao sempre dada e que a Igreja tem que ter investimentos reservados em caso de calamidades, quando “O Senhor enviar calamidades para a terra a igreja tem que estar preparada” esse e sempre a razao dada pelos lideres “a fixed percentage of the income will be set aside to build reserves against what might be called a possible “rainy day.”( Gordon B.Hinckley State of the church April 1991). Mas ironicamente acumular riquezas esta em total oposicao aos principios,revelacoes e principalmente as profecias dadas por Deus.Veja algumas dessas profecias como:
    19 A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; não fartarão eles a sua alma, nem lhes encherão as entranhas, porque isso foi o tropeço da sua maldade. (Dinheiro reservado nao servira para nada) Ezequiel 17.

    “8 As estradas estão desoladas, cessam os que passam pelas veredas; ele desfaz o convênio, despreza as cidades, e a homem nenhum estima.( Nao havera meio de transporte possivel no dia de desolacoes na terra de acordo com Isaias 33)

    ” 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

    20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

    21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. ( Instrucao dada direta pelo salvador, (Mateus 6:19-21)
    “33 Vendei o que tendes, e dai esmola. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói.

    34 Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. (Aqui Jesus novamente reforca sua instrucao em Lucas 12:33-34)
    Tambem em Lucas a parabola do homem rico que queria acumular seus tesouros indica um licao que se encontra em varias escrituras, (Lucas 12:15-21).
    Como todas profecias sobre a segunda vinda indica terrivel destruicao e varias calamidades a ideia de acumular bens e riquezas nao ajudara em nada, pelo contrario, as escrituras ensinam que devemos ser generosos com os pobres e necessitados (nao generosos com a igreja ou instituicao) Muitos membros acreditam de forma muito errada, que por estarem pagando dizimos (enviando dinheiro para Salt Lake) estao de fato ajudando os pobres e necessitados que tanto somos instruidos a fazer nas escrituras, ajudar os necessitados ao nosso redor, em nossas alas, em nossas comunidades ha muitas pessoas com falta de coisas basicas para sobreviver, ajudar o proximo significa isso, ajudar essas pessoas diretamente.

  6. Quando estava na missão, meu pai sofreu um acidente grave, e ficou impossibilitado de trabalhar por meses, o INSS estava em greve e meu pai não recebeu o benefício por meses, minha família passou fome, o bispo disse que não ajudaria porque meu pq meu pai é inativo!!!

    Eu estava na missão enquanto poderia estar em casa trabalhando e cuidando do meu pai!!!

    Não tenho vontade de permanecer na igreja por causa dessas coisas!

    Entendo a importância de se reunir, e até pensei em frequentar outras igrejas, mas sou membro desde de criança (tenho 34) não me acostumo em outro lugar, mas meu testemunho morreu há muito tempo.

    Quem ajudou meu pai foi a igreja católica, o padre conseguiu até médico pra minha mãe, e familiares católicos pagaram as contas da casa do meu pai até o benefício dele sair!

    • Puxa vida, que bom, os SUD sempre criticam a igreja católica e amam dizer que a igreja que mais ajuda no mundo é a deles mas isso é a maior mentira do mundo, minha mãe sempre disse isso que eles só querem o que é bom para eles, mas quando vc precisa de ajuda ninguém dá nada e quando dão é menos do que nossa ajuda de “custo da missão”.

    • É verdade, missionário come mal, se veste mal, dorme mal, e quando fica doente dizem que foi porque não tomou água………LOL

  7. E o tratamento indicado pela esposa do presidente (que geralmente não tem treinamento em saúde) é tylenol e água!!!!

  8. Penso que há muito o que revisar no uso das finanças SUD, mas confio nas promessas do Senhor que existe de “sobra” na terra e que sabe onde estão as riquezas.Tenho a tentação de cobiçar o dinheiro da igreja SUD e usar de acordo com meus desejos justos ,também cobiço o $ dinheiro da igreja Universal para ajudar as pessoas.Mas de que adianta eu alimentar esses pensamentos? Minha esfera só permite que eu administre meu salário e nem sou muito bom nisso ! Talvez algum dia eu tenha algum poder de decisão sobre os fundos da igreja mas até lá tenho muito que administrar e aprender com os poucos fundos que recebo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s