Hino Racista na Conferência Geral?

Ontem, durante a Sessão do Sacerdócio da Conferência Geral, os congregantes presentes uniram-se ao coro de jovens alunos do Instituto de Logan, Utah, para cantar o que talvez seja o hino mais racista do hinário mórmon.

Hino Raça Escolhida

Congregação no Centro de Conferência da Igreja SUD cantando hino com contações raciais durante a Conferência Geral em abril de 2016

O hino em questão, traduzido para o português como ‘Ó vem, supremo Rei’, foi escrito pelo Apóstolo Parley P. Pratt e contém uma abominável e surpreendemente franca frase de supremacia branca:

Ave! Príncipe da vida e da paz!
Três vezes bem-vindo a seu trono!
Enquanto todos da raça escolhida
Acolhem Seu Senhor e Salvador,
As nações pagãs dobram os joelhos,
E toda língua canta-lhe louvor.

(Hinário SUD, ‘Come O Thou King of Kings‘, ênfase nossa)

Para quem não conhece a história da Igreja, para Mórmons no século XIX (e até no século XX), existia uma clara “raça escolhida” por Deus: Veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui).

A tradução no hinário em português, felizmente, esconde a conotação racial:

Bem-vindo, Julgador,
Ao santo tribunal;
Eleitos do Senhor,
Já surge o sinal.
E as nações se irão curvar
E em toda língua exultar!

(Hinário SUD, ‘Ó vem, supremo Rei‘)

Assista a sessão de ontem na íntegra aqui (o hino cantado encontra-se no minuto 40m40s):

A estrófe no original em inglês, por Parley P. Pratt:

Hail! Prince of life and peace!
Thrice welcome to thy throne!
While all the chosen race
Their Lord and Savior own,
The heathen nations bow the knee,
And ev’ry tongue sounds praise to thee.

Não está na hora de alterar ou remover esse hino do hinário? Ou, ao menos, não canta-lo em plena Conferência Geral?

49 comentários sobre “Hino Racista na Conferência Geral?

  1. Se cantar então o hino 201 “ó filhos do senhor” logo então estaremos nos referindo a todos os filhos do senhor.
    “raça escolhida” é diferente ? a letra não fala de “raça” negros,brancos,amarelos etc…
    Vejamos no pai dos burros “dicionário Aurélio da língua portuguesa”.

    Vejam : RAÇA

    1 Grupo de indivíduos cujos caracteres biológicos são constantes e se conservam pela geração: Raça branca, raça amarela, raça negra, raça vermelha.
    2 Subdivisão de uma espécie animal: Raças bovinas.

    3 Conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração.

    4 Conjunto de pessoas da mesma profissão, das mesmas tendências: A raça dos poetas.
    5 Casta; espécie; qualidade; jaez; laia.
    6 Réstia de sol.
    7 Mínima quantidade de qualquer coisa.
    8 animal de raça: animal de boa origem.

    Fiz uma separação proposital,pra ver se pelo menos o termo “raça” poderia ser GERAÇÃO ELEITA.
    Antes de publicar-mos algo ou alguma coisa sobre quem quer que seja : religião,crença,política etc… precisamos checar bem,pra não ficar só no sensacionalismo,e assim ficar bem na fita !!! kkkk

    Até que é um bom blog,mas peca em assuntos que não tem nada a ver,fala sério né !!!!!!!

    • José Justino, nós não acreditamos que o dicionário seja “pai dos burros”. Dicionário é “pai dos inteligentes”, porque burros não usam dicionários. Ou quem sabe, burros checam os dicionários errados?

      Portanto, preste atenção: O dicionário em português de 2016 não nos explica um termo utilizado por Parley Pratt em 1850 em inglês.

      Se você quer saber o que Pratt queria dizer com “raça” em 1850 em inglês, devemos checar como seus contemporâneos, conterrâneos, e seus líderes espirituais e culturais utilizavam o termo “raça”.

      Veja como Joseph Smith enxergava o conceito de raça aqui.

      Veja como Brigham Young enxergava o conceito de “raça” aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

      Antes de “publicar-mos” (sic) um comentário, “precisamos checar bem”. Ignorância da história, ignorância de processo historiográfico, e incapacidade para entender contextos históricos não dá ninguém licença para escrever asneiras, e ainda fazendo graça. “[F]ala sério né !!!!!!!” (sic)

      • É você calou minha boca……você realmente é portador de grande conhecimento.
        Desculpe se te ofendi.
        Acho que determinadas verdades só serão esclarecidas após a vinda do mestre Jesus Cristo,afinal de contas ele disse “aqueles que não são contra nós,são por nós”.Marcos 9:40
        Por vias da dúvida,prefiro não criticar nenhuma religião,pois o mesmo julgo que eu usar,poderá ser usado comigo.
        Não julgueis, para que não sejais julgados. Mateus 7:1
        Grande abraço
        E até a ressurreição.

      • Você não ofendeu ninguém, José Justino.

        O seu comentário apenas não fora inteligente.

        Assim como não é inteligente insistir no sarcasmo passivo-agressivo (e.g., “É você calou minha boca” ou “você realmente é portador de grande conhecimento”) sem ter os fatos, a razão, ou qualquer retruque inteligente para sustentá-lo.

        Assim como não é inteligente presumir algo que não está no texto sem parar para certificar-se que sua presunção seja válida (leitores astutos perceberão que o texto não critica nenhuma religião, apenas demonstra o racismo contextual inserido no hino em questão; Se há críticas no artigo acima, critica-se o racismo e a insensibilidade para assumi-lo e corrigi-lo).

        Assim como não é inteligente julgar as pessoas, mesmo que passiva-agressivamente (e.g., “até a ressurreição”), meros dois segundos após citar Mateus 7:1.

        Abraços.

      • Qual é a finalidade de seu blog ?
        Alertar os membros SUD sobre o quanto podem estar errados,na escolha doutrinária que fizeram ?
        O que ganha com um trabalho deste ?
        23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
        Lucas 11:23

        Sou membro desta igreja a 27 anos,meus filho fez missão por 2 anos em João Pessoa,ajudou dezenas de pessoas a mudarem sua vida,sendo que a principal mudança aconteceu em nossa vida.
        Antes mesmo de conhecer a igreja eu pedi a senhor que me mostrasse a igreja dele,caso a mesma existisse.
        Estudo a doutrina SUD desde que nela estou,e agora você vem me dizer que o presidente Monson repetiu seu discurso ? Por acaso o mestre Jesus nunca repetiu um discurso,o evangelho em si é ou não repetitivo ?
        A ideia que tenho quando leio seu blog é que você quer se especializar em desmoralizar a mesma,a que preço ? existe um prazer mórbido em fazer estas coisas ?
        A mim esta tática não terá sucesso,pois sei muito bem em quem confiei e confio,mas me pergunto qual será a consequência de seus comentários na vida de um membro novo,que estava cheio de esperança,motivado em ter uma família eterna (pois o princípio de eternidade é bem lógico,afinal Deus é eterno e somos seus filhos e filhas),como fica a vida destes irmãos que sairão do caminho por causa de trabalhos iguais ao seu ? Não digo que você não deve continuar a fazer,mas apenas advirto que “caso” a igreja realmente seja verdadeira,e eu seu que é.
        Caso a mesma seja a única verdadeira,e eu sei que é,o que acontecerá com irmãos que desprendem tanto tempo pra “recalcitrar contra o agulhão”,o que será de ti,irmão Trevisan ?
        Caso a mesma não seja verdadeira,eu e os membros dignos que fomos “enganados” e permanecemos fiéis a nossa fé,com certeza Deus em sua infinita bondade,não nos deixará perecer,pois seguimos a admoestação acima,de “ser com ele”,ao passo que muitos que simplesmente espalham podem com certeza tremer e estremecer,pois a sua mão penderá com poder e grande glória.
        Sei que este espaço as vezes nos expões demais,caso julgue necessário escreva diretamente em meu e-mail,que poderemos continuar o assunto.
        Ps. sem ofensas,simplesmente conversaremos por amor e com amor divino.
        Grande abraço
        Meu grande irmão.
        sudcunha@hotmail.com

  2. Não sei qual a dificuldade dos membros sud, aceitarem a nossa história.
    Sim a igreja foi rascista, sim a igreja fez acepção de pessoas, sim a igreja SUD ainda acredita nisso.
    O livro de mórmon é um dos livros mais racistas que já li , apenas mudamos o conceito, racismo se torna maldição dos céus e Deus ordenou tal maldição.
    Até a década de 70 um negro ou descendente, não poderia receber ordenanças, não poderia ser selado (seria selado aos “senhores” como servo). E não podia exercer um cargo digno na igreja.
    Agora como a sociedade mudou, as idéias e pensamentos são outros, queremos encobrir a história e fazer de conta que isso não aconteceu. Por favor, sejamos mais honestos com nos mesmos, assumir é primeiro passo para mudar, encontrar desculpas ou respostas sem sentindo não muda o passado, assumir a história nos ajuda a mudar o futuro.
    E deixo claro sou membro ativo, e sim o hino é racista , pois na época acreditávamos como sud que só o povo branco, mormon(sud), selado no templo era o povo eleito a raça escolhida e óbvio termo raça usada no hino não se trata de todos os membro, já que fazíamos seleção por cor.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.