Hino Racista na Conferência Geral?

Ontem, durante a Sessão do Sacerdócio da Conferência Geral, os congregantes presentes uniram-se ao coro de jovens alunos do Instituto de Logan, Utah, para cantar o que talvez seja o hino mais racista do hinário mórmon.

Hino Raça Escolhida

Congregação no Centro de Conferência da Igreja SUD cantando hino com contações raciais durante a Conferência Geral em abril de 2016

O hino em questão, traduzido para o português como ‘Ó vem, supremo Rei’, foi escrito pelo Apóstolo Parley P. Pratt e contém uma abominável e surpreendemente franca frase de supremacia branca:

Ave! Príncipe da vida e da paz!
Três vezes bem-vindo a seu trono!
Enquanto todos da raça escolhida
Acolhem Seu Senhor e Salvador,
As nações pagãs dobram os joelhos,
E toda língua canta-lhe louvor.

(Hinário SUD, ‘Come O Thou King of Kings‘, ênfase nossa)

Para quem não conhece a história da Igreja, para Mórmons no século XIX (e até no século XX), existia uma clara “raça escolhida” por Deus: Veja aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui).

A tradução no hinário em português, felizmente, esconde a conotação racial:

Bem-vindo, Julgador,
Ao santo tribunal;
Eleitos do Senhor,
Já surge o sinal.
E as nações se irão curvar
E em toda língua exultar!

(Hinário SUD, ‘Ó vem, supremo Rei‘)

Assista a sessão de ontem na íntegra aqui (o hino cantado encontra-se no minuto 40m40s):

A estrófe no original em inglês, por Parley P. Pratt:

Hail! Prince of life and peace!
Thrice welcome to thy throne!
While all the chosen race
Their Lord and Savior own,
The heathen nations bow the knee,
And ev’ry tongue sounds praise to thee.

Não está na hora de alterar ou remover esse hino do hinário? Ou, ao menos, não canta-lo em plena Conferência Geral?

49 comentários sobre “Hino Racista na Conferência Geral?

  1. Não perderei meu tempo debatendo, apenas o seguinte:
    Pra quem é membro da igreja e segue os convênios feitos, tendo um pleno testemunho e tendo a companhia constante da influencia do espirito, saberá o significado da expressão citada;
    Assim como a LEI DE MOISÉS foi um lei preparatória e adequada para as pessoas daquela época, nós (todos, membros e não membros (ao menos aqui do ocidente) não seguimos a lei de Moisés como naquela época, a lei foi modificada e “adequalizada” para nossa época. Sendo que pra quem a cumpre nós somos pagãos e fazemos abominações perante o Senhor. Se na época do Presidente Young foi proibido aqui na terra, creio que todos membros dignos e justos receberam e receberão suas recompensas no mundo vindouro.
    Creio que não estamos sozinhos, NOSSO Pai Celestial, vê todas as coisas e sabe o que é necessário para nosso crescimento espiritual, creio que todos que se mantiverem firmes e inabaláveis em seu testemunho e fé sentirão o poder e amor de Deus e do sacrifício expiatório de Jesus Cristo por nós,
    “E se fores lançado na cova ou nas mãos de assassinos, e receberes sentença de morte; se fores lançado no abismo; se vagas encapeladas conspirarem contra ti; se ventos furiosos se tornarem o teu inimigo; se os céus se cobrirem de escuridão, e todos os elementos se unirem para obstruir o caminho; e acima de tudo, se as próprias mandíbulas do inferno escancararem a boca para tragar-te, sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência, e serão para o teu bem”, sei da veracidade das coisas por que as busquei em fontes seguras. Pra quem é membro, fortaleça seu testemunho e sua fé naquilo que você buscou no principio, se você não em membro, não aconselho ninguém a buscar informações sobre questão nenhuma em fontes que só fazem acusar e destruir, assim como os escribas que falavam mal de Jesus sem o conhecer ou mesmo já tendo conhecimento dele, só quem pôde ver os milagres quem foi buscá-Lo. Se desejam conhecer sobre a igreja pesquisem na historia da igreja, existem muitos canais de informação que tem fontes verdadeiras e dispostas a esclarecer a verdade. Procure um missionário ou lider da igreja que eles lhes mostrarão isso sem forçar nada.

    • Agradecemos quando as pessoas mentem logo na primeira sentença, Alef. Facilita as coisas.

      Quem abre com “Não perderei meu tempo debatendo” logo antes de escrever um textão? Para que essa mentira? Para nós? Para si mesmo?

      Se você não “perd[e seu] tempo debatendo”, será que perderia lendo. Por exemplo, levantando textos do Livro de Mórmon que pregam doutrinas racistas?

    • Muito bem, Everton.

      Diga-nos, com que palavra o autor estaria tentando rimar a palavra “race”? “Peace”? “Throne”? “Own”? “Knee”? “Thee”?

      Você sabe que “race” se pronuncia “reis”? E que “peace” se pronuncia “piis”? “Reis” rima com “piis”?

      Você acha que é válido usar termos racistas desde que a rima funcione? (Não funcionou, né?!)

      Você acha uma doutrina racista “perfeita”? Não é isso que lemos no Livro de Mórmon? Não é isso que lemos nos ensinamentos de profetas?

      • Sim “race” rima com “peace”, e o que vale é a intenção do autor. Qual foi a intenção do autor de no lugar de palavras como: “people”; “nation”; “folk”; “land”? Simplesmente o de rimar.

      • Como não dá para saber se o Everton nunca teve contato com a língua inglesa, ou se ele apenas está mentindo (para si? Para nós?), presumiremos ignorância.

        Como notamos acima, “race” se pronuncia “reis” e “peace” se pronuncia “piis”. “Reis” não rima com “piis”, como se pode ouvir na pronuncia de nativos (clicar no links).

        Não obstante, mesmo que houvesse rima, é válido usar termos racistas desde que a rima funcione?

        E para quem acha, ou finge achar, que a escolha de “raça escolhida” não tem conotação racial, basta apenas uma leitura do Livro de Mórmon e dos ensinamentos de vários profetas da tradição SUD mórmon que formam o contexto doutrinário-religioso do hino em questão.

      • Sou estudante na BYU-I , portanto sou fluente em inglês. Vocês estão cometendo o erro de ler o que o cara escreveu como pronuncia correta, literalmente na pronuncia do português. Todo hino da igreja tem escrituras que mostram em que o autor se inspirou para escrever o hino. Leiam as escrituras inspiradas e me digam se há algum racismo nelas. Eu convido aos que dizem que a igreja é racista para ver a lista dos 70 lideres mundiais da igreja, também convido para irem na reunião e se virem algum ensinamento da igreja dizendo algo racista(palavras de raiva ou ódio contra pessoas de outra raça) vocês podem então se afastarem.

      • Everton, pela última vez, vamos lhe explicar de maneira mais simples humanamente possível:

        1) Qualquer pessoa honesta e não surda consegue ouvir o quanto “race” e “peace” não rimam:

        Essa é a pronuncia da palavra inglesa “race” por uma americana e essa é a pronuncia da palavra inglesa “peace” pela mesma americana. Essas palavras coloridas e sublinhadas são links, e você pode clicar nelas (ou apertar com o dedo, se em celular) para ouvir essas pronuncias.

        2) Rimar (não rimam!) não torna termos racistas em um hino de louvor em termos não-racistas:

        Rimar (não rimam!) é uma desculpa esfarrapada para tentar fingir que o termo racista não foi usado.

        3) A doutrina mórmon é fundamentalmente racista, e “le[r] as escrituras inspiradas” é exatamente como sabemos que ela é racista:

        Apenas uma pessoa desonesta ou uma pessoa que nunca “le[u] as escrituras inspiradas” pode achar que não “há algum racismo nelas”. Eis aqui uma lista de 5 passagens do Livro de Mórmon que são explicitamente racistas.

        Eis aqui uma pequena lista de ensinamentos de vários profetas mórmons que são explicitamente racistas:

        Harold B Lee
        N Eldon Tanner
        Brigham Young
        Spencer W Kimball
        Mark E Peterson
        Ezra Taft Benson
        Wilford Woodruff
        Joseph Fielding Smith
        Brigham Young
        John Taylor e BH Roberts

        Novamente, essas palavras coloridas e sublinhadas são links, e você pode clicar nelas (ou apertar com o dedo, se em celular) para ler essas citações.

        4) Você repetiu os mesmos argumentos desonestos e/ou ignorantes três vezes. Essa é a terceira vez que lhe demonstramos fatos bem documentados e irrefutáveis, então qualquer ignorância (seja linguística, seja histórica) da sua parte deixa de ser aceitável como justificação. Seja honesto, eduque-se com os fatos, e não retorne outro comentário a menos que seja para propor algo diferente (e preferencialmente honesto e baseado em fatos demonstráveis).

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.