O que faz as pessoas se afastarem da Igreja?

Discutindo o assunto da baixa taxa de retenção de membro na Igreja SUD no Brasil, recebi os seguintes comentários de um amigo.

Comentários, não. Desabafo!

Eu gostaria de compartilhar publicamente essa carta que, ao meu ver, expressa bem algumas frustrações comuns entre SUDs no Brasil. Além disso, é honesta, bem humorada, positiva, e excelente início para uma discussão franca.

Ele apenas solicitou que lhe protegera a identidade, não por si, mas para evitar o risco de ferir os sentimentos dos membros de sua Ala ou Estaca.

PORQUE SE AFASTAM?

Alexandre Silva Mil
(pseudônimo)

O que faz as pessoas se afastarem da Igreja?

Esse é um tópico da maior importância, pois ao aborda-lo, talvez nos capacitemos a melhor ajudar outras pessoas.

A pergunta “o que faz as pessoas se afastarem da Igreja” é tão ampla que fica difícil eleger apenas uma resposta.

Coloco aqui algumas considerações pessoais, inteiramente baseadas nas minhas próprias impressões e na minha experiência anedotal. Não presumo expor considerações acadêmicas ou baseadas em pesquisas ou estudos sociológicos.

Primeiramente, noto que a Igreja apresenta-se mais como “empresa” que como entidade “espiritualista”. No dia que a Igreja mudar esse ar corporativo e passar a fornecer alguma coisa realmente espiritual para os membros, ao invés de ficar com esse número infindável de reuniões (focadas em análises de números e estatísticas) que mais parecem reuniões de “marketing-de-rede”; no dia em que a Igreja deixar de ser a Igreja da “diplomacia” e dos “delegados”, com certeza as pessoas não vão querer se afastar tanto.

A pergunta que se deve fazer aqui é o que as pessoas que deixam de ir a Igreja estão procurando lá fora e não encontraram aqui dentro? Com o quê elas se decepcionaram na Igreja?

É incrível como entra ano, sai ano, a inatividade na Igreja aumenta e os métodos continuam os mesmos! Não é preciso fazer um estudo muito aprofundado para se intuir o por quê das pessoas se afastarem, pelo ao menos aqui no Brasil. Basta frequentar uma capela por uns três meses que a maioria das pessoas vai, eventualmente, se desiludir.

A Igreja hoje não oferece espiritualidade em uma época em que as pessoas estão sedentas por espiritualidade. O cidadão entra pra Igreja, começa a frequentar aquele monte de reuniões chatérrimas, que só falam de números, que parecem reuniões de empresa, e junto a isso recebe um pacotão de tarefas que inclui: almoço para os missionários, limpeza das capelas, visitas de mestre familiar, e outros bônus mais. Daí um tempo ele começa a sacar, e aí vem a diplomacia que citei acima, uma ou duas famílias, usualmente as mais antigas na Igreja, se encarregam de ajudar os membros novos a se afastar. Uma ou duas famílias, lá do púlpito, começam a falar com voz mansa que temos que fazer isso, temos que fazer aquilo, temos que fazer mais aquilo outro, que o Senhor esta vendo tudo, e Ele vai cobrar um dia, etc., e além desses membros “antigos” não “pegarem no pesado”, começam com aquela estória de que desde que eles entraram para a Igreja “não sei quantas pessoas entraram e saíram”, mas eles e suas famílias ficaram firmes, e os “fracos” não aguentaram e se afastaram! E aí, tudo que parecia lindo e perfeito começa a cair por terra: você vê que a família do Presidente da Estaca é mais desorganizada que a sua, e mesmo assim os “líderes” delegam. É a Igreja dos “delegados e diplomatas”. Não raro em reuniões de liderança ouvi-se o seguinte: Olha, dá esse cargo para tal pessoa, que é membro novo, por que ele é “sangue novo” e ainda tá animado…

Não tem nada de sangue novo, é que o cara ainda tá fascinado com a imagem dos missionários, e ele demora um pouco pra sacar a jogada. Um pouco de gente dá um monte de ordens, faz um monte de reuniões, uma atrás da outra, manda o cara preparar reunião de integração, visitas isso e aquilo. É claro, somos uma Igreja que prometemos nada mais, nada menos que a eternidade da família. Claro, desde que o indivíduo goste de sua família e queira passar a eternidade com ela.

Uns demoram mais, outros demoram menos, mas cedo ou tarde percebem que toda essa “atividade” (já que a palavra aqui é “inatividade”) faz mais mal do que bem. O cara percebe que o Bispo, além de pedir o dízimo, pede também para ajudar a financiar a missão de alguém, e dai em pouco ele percebe que está sendo completamente sugado, não tem tempo de ficar com sua família, os membros de sua família que não são da igreja se tornam uma espécie de “os outros”, ai ele começa a ter algum problema, conversa com o Bispo e a receita é sempre a mesma: Quando não fala que ele é um portador do Sacerdócio e, portanto, tem que “aguentar firme ” por que alguém não sei onde e não sei quando caiu de uma carroça, morreu, foi atacado pelos índios, e que esses são os pioneiros e que ele também deve ser valente como os pioneiros; ou então manda ele orar, jejuar, e ler as escrituras. Então ele vê aquele líder, que lhe pediu dar do seu dinheiro pra financiar a missão de alguém, usar de alguma forma o dinheiro da Igreja e a “diplomacia” da Igreja para, com o dinheiro da Igreja, pagar um curso de inglês para um filho, arrumar uma bolsa na BYU pra outro filho, e o coitado do membro-novo não tem um Sábado pra passar com a família por que, quando não é missionário, é visita de mestre familiar, é limpeza de capela, é reunião de treinamento, etc. Ufa, eu já estou até cansado só de pensar em toda essa atividade!

E ainda nos perguntamos por que as pessoas se afastam da Igreja. Ainda temos a coragem (principalmente entre os membros antigos) e a covardia de falar que fulano saiu por que é fraco. Que aquela menina que ficou esperando 10 longos anos por um portador do Sacerdócio digno, e se casou fora da Igreja, fez isso por que não tem fé, por que não é fiel!

Sinceramente, esse assunto é muito serio e é cruel a maneira com a qual a liderança de diplomatas e delegados tratam essas pessoas. É por isso que as outras igrejas como a Batista, a Quadrangular, a Renascer, a Universal, o Espiritismo estão cada vez mais cheias. As pessoas chegam, ouvem que Jesus as ama, que a maldição da vida delas vai ser retirada AGORA, e não num futuro distante, numa eternidade incrivelmente inatingível. O cara não precisa entrar nessa espécie de “Big Brother”, no que a nossa Igreja se tornou, onde os próprios membros se encarregam de eliminar uns aos outros, onde a lista infindável de tarefas como Sacerdócio, missão, cargo, casamento no templo, visitas, etc., são pontos que contam pra você vencer o jogo!!!

Eu, como Mórmon, fico preocupadíssimo. Nossa Igreja tem que repensar varias coisas. Líderes da Igreja no Brasil, onde estão? Alguém aqui, por favor, pode repassar essa mensagem para a liderança da Igreja no Brasil, para que possam pensar e refletir em quais mudanças poderiam ser benéficas para a Igreja.

Todo mundo aqui sabe que a nossa Igreja não é uma Igreja de amor, não é uma Igreja de espiritualidade. Muitas vezes você chega em casa pior do que foi. Eu, que sou nascido na Igreja, e passei a minha vida inteira na Igreja, já encontrei maior espiritualidade em visitas a reuniões da Seicho-No-Ie, de igrejas evangélicas, e de igrejas espíritas, do que encontro todo Domingo nas minhas reuniões dominicais. Hoje em dia, você não encontra nenhuma espiritualidade numa reunião da Igreja Mórmon.

Será que precisamos, realmente, perguntar por que as pessoas se afastam???


Leia também

Conheça o luxuoso Shopping da Igreja Mórmon.

Entenda o processo inglês contra o Presidente Monson.

O que os Profetas e Apóstolos ensinaram sobre Sexo Oral?

Saiba como a Igreja Mórmon discrimina contra famílias LGBT.

Por que líderes  estão preocupados com a deserção dos jovens?

Quantos SUD há no Brasil? Como realmente cresce a Igreja SUD?

Resultados da pesquisa sobre membros de Igreja SUD que “perdem a fé”.


424 comentários sobre “O que faz as pessoas se afastarem da Igreja?

  1. ESTA PUBLICAÇÃO,DE O PORQUE ALGUMAS PESSOAS SE AFASTAM DA IGREJA SUD “MÓRMOM” É TIPICO DA PUBLICAÇÃO DOS QUE FAZEM CAMPANHA CONTRA A IGREJA.
    QUERO RETIFICAR AINDA DE QUE O NOME DA IGREJA NÃO É A IGREJA MÓRMOM,E SIM A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS,NOME ESTE IMPRESSO NA PAREDE LOGO A FRENTE DAS CAPELAS.
    As pessoas se afastam apenas porque não poem em prática o desafio que lhes é feito no início de seu batismo quando ainda estão pesquisando a igreja.
    Qualquer um que colocar o desafio a prova,tem muito menas chance de se perder,mas tal qual os Israelitas no deserto,quando picados pelas serpentes venenosas morriam simplesmente porque se recusavam a olhar para a serpente de metal.
    Colocou a promessa em teste,recebeu.
    Se não colocou,está fora,não ganha nada,apenas fica com a sua opnião.

    • Essa me parece uma das mais fortes razões pelas quais a retenção na Igreja tem sido tão problemática. Ao invés de reconhecer o problema e tentar entendê-lo, já está formulada uma conveniente explicação que coloca o problema no comportamento ou espiritualidade do indivíduo que se afasta. Ou seja, no final das contas, está sendo sugerido que a igreja é purificada ou protegida pela ausência dessas pessoas. Com isso sendo repetido constantemente, por anos, fica muito difícil que um chamado ao “resgate” de membros inativos tenha sucesso real. “A teoria na prática é outra”? A prática (retenção, reativação) está mal porque a teoria (explicação sobre inatividade) está errada.

      • Não existe uma desculpa formulada,perguntaria ao irmão qual é a igreja no mundo que não a deserção de membros ? a Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos ùltimos Dias não é a exceção,veja bem não existem líderes remunerados que podem dedicar 24 horas por dia em prol do pastoreio de suas ovelhas,e mesmo entre as organizações onde tem-se “profissionais” doutrinadores existem percas de afiliados ou convertidos.
        O que diz Jesus Cristo sobre isto ?
        Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

        E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

        E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

        E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

        E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina
        Mateus 7:24-28

        Quem é o homem sábio ? aquele que ouve a doutrina,a recebe e põe em prática.
        É muito fácil criticar a liderança de qualquer organização ou mesmo a própria organização pela perca de seus adeptos,não seria mais fácil ajudar a fazer com que os adeptos a estas organizações maravilhosas possam continuar a fazer o melhor que podem por um povo cada vez mais escravo e dado as coisas mundanas e terríveis que existem e virão a existir nestes ultimos dias ? Ficar procurando defeitos nas organizações ou em seus líderes apenas irá contribuir para que mais irmãos se percam devido a comentários infelizes realizados por pessoas ou mesmo membros da mesma.
        Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Mateus 12:30

        Sei que Cristo vive,esta é a sua igreja,mesmo que sua liderança aqui na terra esteja nas mãos de filhos imperfeitos e mesmo até incapazes,a organização é verdadeira e dirigida por nosso mestre Jesus Cristo.Temos um profeta vivo e que nos orienta juntamente com seus 12 apóstolos e testemunhas especiais de Jesus Cristo.Fiz convênio de apoiar meus líderes em qualquer lugar que for,pois assim estarei apoiando o plano de salvação elaborado por meu pai celestial em favor do crescimento espiritual de seus filhos nesta terra.
        Dou meu testemunho a Deus e ao mundo,a fins de tentar assim quem sabe ajudar a algum filho de Deus que tenha pretenção de adentrar no reino de Deus a consegui-lo se assim o desejar.
        sudcunha@hotmail.com

      • Este é e deveria ser o papel de um verdadeiro mestre familiar e professora visitante,mas digo “verdadeiros” a questão é que a igreja é formada por imperfeitos,e cabe a nós que temos algum dicernimento a respeito do dever assumido,agir.
        Vós sois o sal da terra,a luz do mundo.
        Aquele que recebe luz e persevera adquire mais luz.
        Porque a quem muito é dado,muito é requerido.

        Eu cumpro com minhas designações,procuro sempre resgatar a quem esteja em minha alçada e muitas vezes até quem não pertence,não digo estas coisas a fins de me gabar e fazer GH,apenas sei de meus deveres e do convênio que assumi,conheço inúmeros membros da igreja que são também maravilhosos cumpridores de suas obrigações.
        Como disse a organização é perfeita os líderes muitas vezes não.
        E a sua igreja como se porta com a parábola ? E os famintos ? E para com a sua família ?
        O próximo mais próximo é minha família,meu filho fez missão,casou-se na igreja hoje é meu bispo,minha filha casou-se,trabalha em seu chamado na igreja,minha esposa tem um chamado na igreja,minhas netas estão crescendo na igreja,tenho motivos de sobra para ser eternamente grato ao meu pai celestial,e como forma de agradecimento procuro sim depois de cuidar dos meus,zelar por meu semelhante,e aconselhos os a fazerem o mesmo.
        A parábola da dracma perdida é uma parábola para os evangélicos em geral,sejam eles,batistas,assembleianos,adventistas etc…
        Afinal de contas serão salvos pessoas de todos os cleros,porém exaltados poucos,porque muitos são chamados mas poucos escolhidos.
        Cristo vive e lidera seu reino
        sudcunha

      • O amigo tem razão. O texto é bem escrito, e mesmo assim aparece gente estúpida para justificar o injustificável. Que colham os resultados (que, aliás, já vem colhendo).

      • Deus jamais usaria um poligamo para restaurar o Evangelho me desculpem a franqueza eu sei que a maioria de voçes sao sinceros mas nao da pra acreditar que Joseph Smith foi um profeta de Deus por que na Biblia todos os profetas de Deus tinham bom testemunho e nao se casavam com mulheres que ja estavam casadas

  2. Irmão Geninho, eu respeito suas elucidaçoes sobre o assunto mas aproveito pra te fazer uma pergunta e contar um pouquinho da minha propria converção, já que só posso falar com propriedade daquilo que testemunhei nessa jornada :
    O que seria pra voce uma coisa “mistica ou magica” ?
    Pra mim, a melhor resposta seria classificar essas coisas como “fora do comum”, se assim for eu vou te contar uma esperiencia que eu poderia classificar como mistica ou magica ou muito fora do comum, pelo menos pra mim:
    Eu acabara de ser batizado no ano de 2006, recebendo todas as palestras e sempre lembrando da promessa do capitulo 10 de Moroní.
    Eu basicamente não havia orado com a intenção de saber se a Igreja era verdadeira, havia gostado muito de tudo que tinha visto naqueles ultimos dias e estava muito contente com as informaçoes recebidas, pra mim estava tudo otimo mas uma experiencia especial aconteceu comigo na primeira reunião de testemunhos que eu presenciei.
    No meio da reunião, um irmão muito querido por mim estava começando a dar seu testemunho quando, para minha surpresa e profundo espanto (nem sei definir a sensação), todas as palavras que esse irmão ia pronunciando vinham a minha mente segundos antes desse irmão as pronunciar, conclusão:
    Eu havia sonhado na noite anterior com todo o testemunho que aquele irmão estava prestando naquele domijngo, eu lembrava de cada palavra que ele ia falando e as principais:
    – Eu sei que essa Igreja é verdadeira !
    Lembrei da expressão, do sorriso, do semblante, de tudo, como uma fita gravada em minha memoria e como uma tecla “play” essa fita se desenrolou diante de mim.
    Desceu esse irmão do pulpito, subiu o proximo e eu ainda conseguia visualizar e relembrar até a metade do testemunho do segundo, quando esse disse na metade;
    – eu sei que essa Igreja é verdadeira….
    Daí o encanto acabou, o pirlim pim pim tocou e o momento magico ficou na minha mente até hoje, pra nunca esquecer.
    Eu não troco isso por nada e ponto.
    Eu acompanho os estudos sobre arqueologia, sobre isso eu tenho um ponto de vista diferente:
    Se tudo fosse tão facil, se as coisas estivessem tão explicitas como muitos gostariam (isso inclui voce e muitos outros que respeito), onde haveria espaço para aquela coisa chamada FÉ ?
    Sobre essa veracidade, eu conheço historias incriveis sobre essa SAGA, essa aventura linda contida bo Livro De Mormon, mas por hora eu gostaria de saber se voce gostou do testemunho e também dizer que não julgo a fé de ninguém apenas falo da minha, a Fé beira a loucura, é uma coisa magica mesmo…..
    pir lim pim pim ! rsrsrsrsrs, gostei do seu trocadilho !
    até mais, irmão.

    • O livro de Mormon e um estranho Evangellho O apostolo Paulo disse em Galatas capitulo 1 versiculo 8 Se alguem vos anunciar outro Evangelho ainda que seja um anjo e anatema

      • Irmão com todo o respeito, va falar essas hipocrisias em outro canto…como vc tem coragem?? vc conhece a história da sua religião? sabe quem foi martinho Lutero? entende a extenção de sua obra…vc entra em um blog onde as pessoas falam sobre idéias com argumentos pra falar esse monte de asneira, com essa teologia de quinta categoria, va se arrepender vc da sua alienação, da hipocrisia DOS SEUS LIDERES RELIGIOSOS MERCENARIOS E AVARENTOS, quer discutir idéias entre e falaremos sobre isso de resto va pregar pra esse bando de alienados que não conhecem Jesus Cristo conhecem apenas um Deus que vai faze-los milionarios do dia pra noite, quem é o protestanismo pra falar dos mormons??? quem é vc pra dar ordens a Deus?? quem é vc pra definir e limitar o poder de Deus??? quem é vc pra dizer o que Deus quer ou não quer?? Irmãos da mesma forma que não suporto a hipocrisia em nossa igreja e sou o primeiro a criticar, não suporto esse fanatismo exagerado RESPEITO É BOM E FAZ BEM PROS DENTES!!!!

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.