O Que Esperar do Profeta Russell Marion Nelson?

Russell Marion Nelson Sr., atualmente Apóstolo e  Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, deverá ser confirmado como Profeta e Presidente da Igreja e membro único da Corporação do Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (entidade legal da Igreja) após o recente falecimento do Profeta e Presidente Thomas Spencer Monson.

Russell Nelson

Nascido em setembro de 1924, Nelson formou-se médico pela Universidade de Utah em 1947, recebeu treinamento como cirurgião cardiotorácico na Universidade de Minnesota, serviu como médico no exército norte-americano durante a Guerra da Coréia (1951-1953), e após receber mais treinamento médico na Universidade de Harvard, retornou para Salt Lake City para uma posição docente na Universidade de Utah em 1955.

Nelson tornou-se tão renomado em Utah por suas habilidades cirúrgicas e constante atualização nas técnicas mais avançadas da época que, em 1972,  o então Profeta e Presidente da Igreja Spencer W. Kimball o buscou para uma cirurgia de válvula aórtica. Nelson assumiu, assim, o papel de médico pessoal de Kimball por mais de uma década, e em abril de 1984 Kimball o chamou para ser ordenado Apóstolo e assumir o lugar de  Mark E. Petersen no Quórum dos Doze.

Nelson foi casado por 60 anos a Dantzel White, com quem teve 10 filhos, 56 netos, e 18 bisnetos. 14 meses após o falecimento dela, Nelson casou-se novamente com Wendy Watson (n. 1950), professora de “terapia de casamento e família” na Universidade de Brigham Young, tornando-se o Apóstolo mórmon polígamo mais recente na história da Igreja SUD.

O que esperar de Russell M. Nelson como Profeta e Presidente da Igreja? Vejamos algumas notas que nós noticiamos apenas nos últimos 2 anos a respeito dele:

Honestidade

Russell Nelson proferiu discurso em meados de 2016 no qual ele reconhece que o Livro de Mórmon não tem o valor histórico que o seu próprio texto proclama e que o Profeta Joseph Smith lhe atribuía. Nesse discurso, durante o Seminário de 2016 para Novos Presidentes de Missão no Centro de Treinamento de Missionários de Provo, Utah, cuja mensagem central fora a importância dos temas religiosos, espirituais, e teológicos abordados no Livro de Mórmon, Nelson admitiu problemas com relação a historicidade da narrativa do Livro de Mórmon.

Durante suas férias de verão em 2015, Russell Nelson confidenciou a uma família de membros da Igreja, enquanto impressionantemente realizava trilha aos 91 anos de idade, que ele nunca havia recebido uma visão ou revelação sobrenatural ou divina “especial” diferente do que milhões de mórmons declamam todo primeiro domingo do mês em suas reuniões de testemunhos.

Russell Nelson proferiu discurso para o corpo docente e discente da universidade da Igreja SUD, Brigham Young University, em agosto de 1985, no qual ele explicou que a verdade e os fatos históricos devem ser ignorados para se manter fiel à Igreja.

Aparentemente, Russell Nelson aprendeu algumas frases básicas de cunho religioso e litúrgico em português para poder prestar curtos testemunhos e fazer breves orações no Brasil (e em Portugal, também) na língua local, mas publicamente insiste em esconder seus talentos para chamar tais ocasiões de “milagre” e “dom das línguas”.

Tolerância à diversidade

Em discurso de Conferência Geral em outubro de 1992, Russell Nelson explicou como a epidemia de HIV e AIDS, que já ceifou as vidas de mais de 34 milhões de pessoas desde a década de 1980, foi causada em parte pela luta por direitos civis para negros.

Em discurso na BYU-Havaí há 2 anos atrás hoje, Russell Nelson explicou como e porquê Deus revelou à Igreja SUD a importância de discriminar contra crianças em famílias LGBT. Na mesma ocasião, sua esposa Wendy Nelson, explicou para os jovens mórmons que através do poder da prece e da fé, homossexuais podem ser curados de sua homossexualidade.

Respeito à ciência

Em discurso de Conferência Geral em abril de 2012, Russell Nelson demonstrou surpreendente ignorância de princípios básicos de ciência e chocou toda a comunidade de cientistas mórmons ao abertamente ridicularizar duas das teorias científicas mais aceitas, comprovadas, demonstradas, e fundamentais para uma gama enorme de todo processo científico da atualidade.

Foco na família

O único filho homem de Nelson, Russell Marion Nelson Jr., estava numa das primeiras levas de missionários enviados para a Rússia assim que o colapso da União Soviética permitiu a abertura para a Igreja SUD em 1991, justamente quando o Apóstolo Russell Nelson Sr. era responsável pelas missões no Leste Europeu. Atualmente, ele é o Diretor de Planejamento Financeiro na Deseret Digital Media, subsidiária da Deseret Management Corporation, empresas de fins lucrativos da Igreja SUD, sob o comando da Primeira Presidência, o Bispado Presidente, e 3 Apóstolos em regime de rotatividade. A Deseret Digital Media é responsável por, entre outras coisas, os sites da Deseret News, LDS Church News, e Mormon Times, e em 2015 teve seu CEO Clark Gilbert “promovido” para Presidente da BYU-Idaho, transferência anunciada por ninguém menos que o Apóstolo Russell Nelson Sr.

Clark Gilbert assumira a presidência da BYU-Idaho de Kim Clark, que saía por ter sido chamado para Setenta Autoridade Geral, que por sua vez havia assumido tal presidência em 2005 quando o então presidente, David Bednar, fora chamado para Apóstolo e membro do Quórum dos Doze. Gilbert foi transferido para BYU-PW em 2017 e o atual Presidente da BYU-Idaho é Henry J. Eyring, filho do Apóstolo (e até semana passada Conselheiro na Primeira Presidência) Henry B. Eyring.

6 comentários sobre “O Que Esperar do Profeta Russell Marion Nelson?

  1. “Russell Nelson proferiu discurso para o corpo docente e discente da universidade da Igreja SUD, Brigham Young University, em agosto de 1985, no qual ele explicou que a verdade e os fatos históricos devem ser ignorados para se manter fiel à Igreja”.

    Eu não espero nada de uma criatura dessa.

  2. Independente de ter uma profecia ou não ter o mesmo, o lider da igreja SUD tem a necessidade de focar no crescimento espiritual dos membros a qual nos ultimos anos tem sofrido uma estagnação.

    De nada adianta informar aos membros com menos estudo um número ilusório pois isso não irá ajudar a igreja e seus membros a crescerem.

  3. Com suas distorções léxico-semânticas, não inspiraria confiança em uma criança. Mas vejo que tendes muitos tolos que ouvem a sua voz, tal qual dos políticos nacionais.

  4. Se realmente ele tem esse perfil, de duas uma. ou ele mudará suas afirmações, ou então teremos uma supresa na escolha de um outro mais conservador escolhido pelos doze.

  5. CREIO NO PAI CELESTE CREIO NO SEU FILHO JESUS CRISO CREIO NO ESPIRITO SANTO CREIO EM SEUS PROFETAS COMO: MOISÉS, PEDRO, JOSEPH SMITH E RUSSELL M. NELSON
    DEUS É O MESMO HOJE E PARA SEMPRE NUNCA VAI MUDAR SUA ORGANIZAÇÃO.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s