Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são ordenados a pagar 10% de seus salários como dízimo, além de serem encorajados a pagarem contribuições adicionais.

Formulário de Doação de Dízimo para a Igreja SUD (após 2012)
A Igreja mantém algum mecanismo de transparência para os membros dizimistas onde mostre como esses fundos são gastos ou investidos? Ela tem algum dever legal a fazê-lo?Não.
Em 2012, a Igreja SUD alterou o formulário de contribuições para incluir a seguinte isenção de responsabildade jurídica:
“Embora esforços razoáveis serão feitos globalmente para usar as doações como designadas, todas as doações tornam-se propriedade da Igreja e serão usadas à livre escolha da Igreja para impulsionar a missão final da Igreja.”
Veja uma comparação lado a lado dos formulários antes e depois da mudança:

Formulário de Doação de Dízimo para a Igreja SUD (antes de 2012 à esquerda e após 2012 à direita)
Antes da mudança, o formulário dizia:
“Todas as doações para o fundo missionário da Igreja tornam-se propriedade da Igreja e serão usadas à livre escolha da Igreja em seu programa missionário.”
Obviamente ocorreu algo antes de 2012 que fez com que a liderança decidisse que não apenas teria liberdade jurídica para gastar ou investir os dinheiros dos fundos missionários como e onde achasse apropriado, mas também todas e quaisquer doações, inclusive do dízimo.
Mas o que seria?
Nós sabemos que a Igreja inaugurou seu bilionário shopping em 2012 (ver aqui e aqui). Também sabemos que a Igreja vem aumentando seu portfólio imobiliário e em investimentos com fins lucrativos (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui). Recentemente descobrimos que a Igreja decidiu investir milhões em um estádio para rodeios e shows (ver aqui). E ainda sabemos que há membros da Igreja pedindo (sem sucesso) maior transparência nas finanças (secretas sagradas) da Igreja (ver aqui e aqui). Há, ainda, dados estatísticos que sugerem que a Igreja vem sofrendo com queda em crescimento populacional e até com pesadas perdas de membros (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui).

Jesus limpa o templo, por Carl Heinrich Bloch. Jesus explicitamente proibiu Seus discípulos de acumular bens materiais e dinheiro.
Esses são os fatos. Quais as conclusões ou hipóteses que podemos articular baseando-nos nos fatos? Por que a Igreja explicitamente alterou sua responsabilidade jurídica com relação à transperência de suas finanças e com as doações de seus membros?
Não sabia que a legislação americana permite esse tipo de “caixa preta”.
No meu ponto de vista a igreja não precisa dar satisfação de seus gastos. Os membros conseguem ver como são aplicados! O Bilionário shopping, e outros investimentos só faz com que o dinheiro multiplique! Não existe nesse mundo um lugar onde o dinheiro do dizimo é cuidado de forma tão séria respeitosa e sagrada! O conforto das capelas, do templo, os materiais de estudo do evangelho, as inúmeras ajudas humanitárias, o serviço missionário que é uma faculdade para os jovens, mostram como esse dinheiro é bem aplicado. É uma empresa multi-bilionária que esta preocupada com sua autossuficiência e caridade com os filhos de Deus.
Renato, vc precisa pesquisar melhor. Em plena era digital sua ignorancia aos fatos é algo irritante. Mesmo vc afirmando que é uma empresa multi-bilionaria, ja deveria te alertar que quando JS restaurou a igreja, tal instituicao era para ser a igreja de Cristo e nao um empresa.