Igreja Explica Discriminação Contra Negros

Do túnel do tempo, um vídeo extraído de um documentário de 1973 sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias explica porque negros eram discriminados pela Igreja.

Wendell Ashton dando discurso na Conferência Geral de abril de 1971

A porção central do clipe mostra o Diretor de Relações Públicas da Igreja SUD, e irmão mais velho do Apóstolo Marvin Ashton, Wendell Jeremy Ashton, oferecendo a explicação oficial em nome da Igreja:

O vídeo começa mostrando que a Igreja aceitava polinésios de “pele escura” sem quaisquer discriminações dentro da “igreja mórmon”. Então, o narrador anuncia a premissa central do clipe:

“Mas algumas pessoas de pele negra não conseguem atingir status pleno na igreja mórmon.”

Corta para o Diretor de Relações Públicas da Igreja SUD Wendell Ashton:

“Neste dia, como nos tempos antigos, há alguns a quem não tem sido dado o privilégio, neste momento, de portar o sacerdócio da Igreja. Entre aqueles que não têm este privilégio estão os de ascendência negra africana.”

O narrador explica que todos os membros da Igreja à partir dos 12 anos de idade são ordenados ao sacerdócio e, portanto, podem “avançar para posições de liderança religiosa mais elevadas”, exceto “mulheres e os assim chamados negros”.

Por que negros são excluídos do sacerdócio? Voltamos ao Diretor Ashton:

“Eu acho que talvez possa melhor responder a essa pergunta com esta declaração emitida pela Primeira Presidência da Igreja em 15 de dezembro de 1969. E cito: ‘Desde o início desta dispensação, Joseph Smith e todos os presidentes sucessivos da igreja têm ensinado que os negros, enquanto filhos espirituais de um Pai comum, e descendentes de nossos pais terrenos Adão e Eva, ainda não deveriam receber o sacerdócio por razões que nós acreditamos que são conhecidas por Deus, mas que Ele não fez totalmente conhecido para o homem’.”

Infelizmente para o Diretor Ashton, e para a Igreja, historiadores descobriram que Joseph Smith havia autorizado a ordenação de negros, que a prática de discriminar contra negros iniciou-se com Brigham Young quando ele instituiu a legalização de escravidão negra em Utah, e os Profetas e Apóstolos no século 19 (e na primeira metado do século 20) sabiam muito bem o porquê:

O Presidente Brigham Young afirmou que era uma maldição contra uma raça inferior e merecedora de ser escravizada.

O Presidente John Taylor afirmou que era uma mera restrição aos “representante[s] na Terra” do “Diabo”.

O Presidente dos Setenta B H Roberts ensinou que era porque o negro “é obviamente inferior ao branco”.

O Profeta Joseph F. Smith ensinou que fora porque os negros eram amaldiçoados por Deus.

O Profeta Joseph Fielding Smith ensinou que era porque os negros haviam sido aliados de Satanás na vida pré-mortal.

Alguns membros da Igreja insistem até hoje, como a Autoridade Geral Alexander Morrison, que a Igreja nunca fora racista ou nunca discriminara contra negros. Além do documento histórico, temos comprovação em vídeo. A motivação era bem mais sútil em 1973 do que com Young, Taylor, Roberts, F. Smith ou Fielding Smith, mas a discriminação contra negros nessa época é simplesmente inegável.

O jornalista encerra o clipe explicando que a Igreja já havia abandonado poligamia por causa de pressão social e política externa, e que ela poderia vir a fazer o mesmo com a questão racial. O Apóstolo LeGrand Richards, quase uma década depois, viria a confirmar essa predição, e ainda dando crédito ao Brasil por isso!

22 comentários sobre “Igreja Explica Discriminação Contra Negros

  1. Não pode ser verdadeiras todas essas declarações. Houve um problema na pré existência com os filhos de Deus e outros dois problemas na vida mortal . Esse ajuste ficou para ser no devido tempo de Deus . Em 1978 foi abolida essa diferença. Esses problemas foram : Na Pré existência um grupo ficou neutro , a guerra foi real e não tomaram partido nem na esquerda ( com Satã) nem pra direita com ( Jeová) .
    Já na mortalidade Caim assassinou Abel e foi amaldiçoado e recebeu a marca ( pele negra ) e mil gerações herdaram isenção no Sacerdócio. Depois uma terceira vez Cão filho de Noé foi amaldiçoado por ver a nudez do pai Noé e seus descendentes perderam o Sacerdócio.
    A maldição caiu em 1978 com o Profeta Kimbal . Uma declaração está no Livro Sagrado de D&C .

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.