Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são ordenados a pagar 10% de seus salários como dízimo, além de serem encorajados a pagarem contribuições adicionais.

Formulário de Doação de Dízimo para a Igreja SUD (após 2012)
A Igreja mantém algum mecanismo de transparência para os membros dizimistas onde mostre como esses fundos são gastos ou investidos? Ela tem algum dever legal a fazê-lo?Não.
Em 2012, a Igreja SUD alterou o formulário de contribuições para incluir a seguinte isenção de responsabildade jurídica:
“Embora esforços razoáveis serão feitos globalmente para usar as doações como designadas, todas as doações tornam-se propriedade da Igreja e serão usadas à livre escolha da Igreja para impulsionar a missão final da Igreja.”
Veja uma comparação lado a lado dos formulários antes e depois da mudança:

Formulário de Doação de Dízimo para a Igreja SUD (antes de 2012 à esquerda e após 2012 à direita)
Antes da mudança, o formulário dizia:
“Todas as doações para o fundo missionário da Igreja tornam-se propriedade da Igreja e serão usadas à livre escolha da Igreja em seu programa missionário.”
Obviamente ocorreu algo antes de 2012 que fez com que a liderança decidisse que não apenas teria liberdade jurídica para gastar ou investir os dinheiros dos fundos missionários como e onde achasse apropriado, mas também todas e quaisquer doações, inclusive do dízimo.
Mas o que seria?
Nós sabemos que a Igreja inaugurou seu bilionário shopping em 2012 (ver aqui e aqui). Também sabemos que a Igreja vem aumentando seu portfólio imobiliário e em investimentos com fins lucrativos (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui). Recentemente descobrimos que a Igreja decidiu investir milhões em um estádio para rodeios e shows (ver aqui). E ainda sabemos que há membros da Igreja pedindo (sem sucesso) maior transparência nas finanças (secretas sagradas) da Igreja (ver aqui e aqui). Há, ainda, dados estatísticos que sugerem que a Igreja vem sofrendo com queda em crescimento populacional e até com pesadas perdas de membros (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui).

Jesus limpa o templo, por Carl Heinrich Bloch. Jesus explicitamente proibiu Seus discípulos de acumular bens materiais e dinheiro.
Esses são os fatos. Quais as conclusões ou hipóteses que podemos articular baseando-nos nos fatos? Por que a Igreja explicitamente alterou sua responsabilidade jurídica com relação à transperência de suas finanças e com as doações de seus membros?
Cada um, questione a própria consciência, razão e inteligencia e perguntem-se se o Deus que falava desde os altos de montanhas passou a necessitar de candelabros de cristal para que se comunique com os seus? Se os recursos dizimados precisam ir aos milhares para centros da igreja enquanto nossos vizinhos passam time e seus filhos vai de chinelo e bermudas pra escola sob um frio de -2 graus? Perguntem-se se teremos a coragem de, no fim da noite dizer em oração ao Pai que terceirizamosos a caridade quando ao invés de ajudarmos pessoalmente transferimos essa incumbência à IJCSUD? Como sonos tolos. Criamos um Deus antropomórfico ao qual transferimos todas as nossas paixões para que assim possamos nos justificar. E o dinheiro, a poligamia, satanás, inferno e outras coisinhas mais justificam nossa fraqueza. Por que não dizemos simplesmente que erramos por sermos fracos ou maus ou imorais ao invés de ficarmos pondo a culpa numa tentação de um tal diabo. Esse amor que a igreja tem ao dinheiro… pensem bem. Onde está Deus nisso?
olha falem oque quiserem pensem oque quiserem reclamem o quanto quiserem eu sei a igreja com seus lideres fazem certo ou errado? tantas duvidas tantos questionamentos olha eu sou membro convertido a 4 anos tenho 23 anos n tenho mansão n tenho carrao mas sei q Deus sabe oque faz e se os seus servos fazen oq querem achando q n pagarão estão enganados ele está só observando este evangelho restaurado mudou a vida de muitas pessoas mas quando os homens ou mulheres comecaram a deichar o senhor de lado e tomar suas proprias decisoes isso é oq acontece um grande comflito entre opiniões e pensamentos um acha assim outro acha de outro geito e ficam perdidos diz o senhor ” NEM TODOS AQUELES QUE DIZEM SENHOR, SENHOR ENTRARAO EM MEU REINO” . Fica a dica cuidado acredite ou n ele vive e esta mais próximo doq vc imagina vai brincando vai tirando sarro vão abusando das coisas que ele estabeleceu todos terão que se esclarecer um dia e lembrem esse dia vai chegar pra todos seu corpo sera lançado ao pó e ae o resto vc verá se ele existe ou n.