Heber C. Kimball: Mulheres Mórmons

O Presidente Heber C. Kimball fez os seguintes comentários sobre mulheres Mórmons:

Heber C. Kimball, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência (1847-1868)

“As mulheres devem ser lideradas. Se eu me comprometesse a levar uma mulher, e eu tivesse que levá-la antes de mim; em seguida, ela se tornaria a minha líder do momento em que eu fizesse isso. Eu devo liderá-la; e ela deve ser liderada por mim, se eu sou um homem bom; e se eu não sou um homem bom, não tenho nenhum justo direito nesta Igreja para ter uma esposa ou esposas, ou ao poder de propagar a minha espécie. O que, então, deve ser feito comigo? Faça um eunuco de mim, e pare a minha propagação.

Estou lhes dizendo verdades solenes; e eu não sei de nada que se impõe em minha mente mais para este povo do que para nós vivermos nossa religião e ser submissos aqueles a quem devemos ser submissos. Como o irmão Brigham disse, no domingo passado, todo homem deve fazer a paz com o seu próximo e com o homem que é seu líder, e todas as esposas de um homem devem conduzir suas vidas de modo a agradar seu marido, e que todos nós façamos a paz em casa e no exterior, quando saímos e quando chegamos. Este é o rumo para vocês tomarem – Este é o seu dever; E quando você tome um rumo contrário, você está errado.

Algumas das irmãs dizem que seus maridos são contrários e teimoso, e que eles fazem isso e aquilo, e elas não podem controlá-los. Senhoras, não há uma de vocês que tenha bom senso se não largar qualquer homem que a permita liderá-lo: Você consideraria justamente que ele não estava cumprindo o seu chamado, se ele vai se curvar aos seus pedidos. Nenhum homem nesta Igreja tem o direito a uma mulher, exceto se ele for um bom homem, um homem de verdade. E quando um homem viola o seu chamado e o seu sacerdócio, ele perde sua esposa e tudo o que pertence a esse chamado e sacerdócio, ou para esse ramo, quando o ramo é cortado da árvore.
Muitos foram cortados desta Igreja e deixaram suas esposas e filhos; pois se apegaram à fé evangélica e ao sacerdócio. Agora, exceto se homens façam restituição, eles podem manter uma de suas esposas que tomaram? Não, não, nenhuma delas. Eles podem reter e manter e preservar as suas crianças em sua posteridade? Não, eles não podem. Por quê? Porque esses membros foram cortados e nunca foram restaurados, e o fruto foi tomado pelo lavrador da vinha e armazenado na loja. Em seguida, eles não podem obtê-lo, podem? Não, eles nunca podem, a menos que eles se mostrem merecedores e façam restituição para satisfazer as exigências da justiça, até quatro vezes. Eles podem, em seguida, recebê-los de volta, mas não sem que haja restituição. Isso é justiça e retidão, e eu estou lhe dizendo isso em nome do Senhor; e eu sei que é verdade.” (Journal of Discourses 5:27)

 

Mulheres Mórmons da Igreja Fundamentalista em pleno século XXI representam bem o legado deixado pelos líderes Mórmons do século XIX


Leia também

Igreja Mórmon no Reino Unido Ordena Mulheres

Mórmons Aceitam Ordenar Mulheres?

Brigham Young: Direitos da Mulher

Apóstolo Russell Ballard Ofende Mulheres

Ensinamentos de Joseph Smith sobre Mulheres

Mulheres Mórmons Negras

Mulheres integrarão comitês gerais da Igreja SUD

As Mulheres de Utah

Mulheres: Não Falem Demais

Revistas da Igreja Cedem Às Mulheres

Movimento Mórmon Ordene As Mulheres

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s